carregando...

Ênfase na atualização profissional em Pernambuco

Filiadas 26/02/2016
presidencia-pe
Da esq. para dir. em pé: José Carlos Travassos, Homero Rabelo, Eduardo Fonseca Lima e Danielle Brandão. Sentados: Ana Christina Galvão, Adriana Azoubel e Katia Brandt

 

Ações especificas de apoio às crianças com microcefalia estão entre as prioridades do novo presidente da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (SOPEPE), Eduardo Jorge da Fonseca Lima, eleito em janeiro e que toma posse em 07 de abril. “Pernambuco, particularmente, está passando por um momento muito especial. Pretendemos realizar consultorias junto às Secretarias de Saúde, orientar os pais sobre a estimulação precoce. Além disso, nossa intenção é trabalhar de maneira efetiva com o tema do autismo, com ênfase na inclusão social”, salienta.  

 A educação continuada será fortalecida. “Manteremos a atividade ‘Café da Manhã com Especialista’ e temos a intenção de realizar, ainda em 2016, cursos específicos sobre nutrologia, vacinas e sobre transtornos do desenvolvimento infantil”, informa dr. Eduardo Jorge. Também será organizado o Congresso Pernambucano de Pediatria, programado para março de 2017. “O interior será fortalecido, com a implementação das regionais de Caruaru, Petrolina e Mata Norte. Faremos cursos de reciclagem, jornadas locais, como forma de valorizar os pediatras que atuam fora da região metropolitana de Recife”, assinala.

No plano de ação da nova diretoria está a participação efetiva em todas as instituições relacionadas com os interesses das crianças, o estímulo do movimento pela valorização da profissão e à formação de Ligas de Pediatria, reforçando o interesse na especialidade desde a graduação. Na Residência, o objetivo é que “todos os programas do estado realizem, de forma responsável, a ampliação para três anos, com a atualização do conteúdo. Para aprofundar essa discussão, será realizado, já neste primeiro semestre, um encontro com os supervisores e preceptores dos serviços, adianta o dr. Eduardo Jorge.

O dirigente pretende incrementar a comunicação entre a SOPEPE e a sociedade civil, com ampla divulgação de campanhas, como a Receite um livro, lançada em 2015 pela SBP, e de movimentos, como o que defende a importância da alimentação saudável nas escolas.

A equipe

A nova equipe vai suceder a direção liderada pela dra. Ana Carla Falcão, que assumiu a presidência por ocasião da licença médica da dra. Maria Eugênia Farias de A. Motta. Integram a diretoria-executiva da gestão 2016-2018: Eduardo Jorge da Fonseca Lima (presidente), Katia Brandt (1ª vice-presidente), Homero Rabelo (2º vice-presidente), Ana Christina Galvão (1º secretário), Adriana Azoubel Antunes (2ª secretária), José Carlos Travassos (1º tesoureiro), Danielle Brandão (2ª tesoureira), Alexandre Mota (Regional de Petrolina), Luís Carlos Bandin (Regional de Caruaru), Eva Andrade Lima (Regional Mata Norte), Ana Carla Moura, Decio Medeiros e Fernando Oliveira (Comissão de Sindicância), Fátima Maria Doherty e Jucille do Amaral Meneses (Suplentes).

presidencia-pe2