carregando...

Fórum em Porto Alegre debate residência em pediatria

Filiadas 19/05/2016

Encontro ocorre durante o IX Congresso Gaúcho de Atualização

congresso-gaucho2016Buscando uma melhor qualificação dos médicos brasileiros que cuidam das crianças, a SBP, em parceria com a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), realiza um fórum para debater o aumento do tempo de residência médica em pediatria para três anos e o novo currículo elaborado pelo Consórcio Global de Educação Pediátrica (GPEC, a sigla em inglês) – aliança mundial que representa mais de 50 países. O I Fórum dos Programas de Residência em Pediatria do RS ocorre na sexta-feira (03/06), durante a 9ª edição do Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, na Pontifícia Universidade Católica do estado, a PUCRS.

dra_cristina_targa_sprs- Na maioria dos países da América Latina, a residência em pediatria tem duração de três anos, enquanto no Brasil, onde a Comissão Nacional de Residência Médica já aprovou a ampliação, convivemos com programas ainda com apenas dois anos. Na nossa região, alguns já praticam o conteúdo internacional atualizado, com maior tempo de residência, como é o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Hospital de Clínicas, sediados em Porto Alegre, e do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba – informa a presidente da SPRS, Cristina Targa Ferreira.

O encontro é dirigido aos coordenadores de programas de residência em pediatra, representantes dos residentes, professores e preceptores e contará com a presença do professor norte-americano Hazen Ham, secretário executivo do GPEC, que antes, na quinta-feira, (02/06), logo após a cerimônia de abertura do IX Congresso, fará palestra sobre o futuro da medicina de crianças e adolescentes e o novo currículo global.

O Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria ocorre entre os dias 1° e 04 de junho, no Centro de Eventos da PUCRS, com ampla programação. Mais informações podem ser obtidas pelo http://www.gauchopediatria.com.br.

Programa do Fórum:

09h30min – GPEC: Atualização e internacionalização dos programas de RM em pediatria
Coordenação: Hazen Ham e Dioclécio Campos Jr

10h30min – Rotação em diferentes cenários e áreas de atuação
Coordenação: Simone Sudbrack, Sergio Amantéa e Patrícia Lago
Comentários/Discussão: Hazen Ham e Eduardo Vaz

11h30min – Ensino e Pesquisa na Residência de Pediatria
Coordenação: Rita de Cássia Silveira, Marcelo Scotta e Ricardo Halpern
Comentários/Discussão: Hazen Ham