carregando...

Sociedade de Roraima faz campanha para ajudar pacientes com câncer

Filiadas 02/12/2015
soc-rr
Dra. Adelma dá o exemplo

 

A Sociedade Roraimense de Pediatria realizou uma campanha para que os associados e outros médicos colaborem com os pacientes que sofrem com o câncer de sangue (leucose), o mais

mais comum entre crianças e adolescentes. “Quando o tratamento falha, o transplante é a última chance de cura”, lembra a presidente da filiada, Adelma Figueirêdo. O movimento ocorreu no dia 12 de outubro, mobilizando os pediatras de Boa Vista, que se cadastraram na Rede Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), que no estado funciona no Hemocentro.

“Os colegas compareceram de maneira expressiva no horário combinado para realizar o cadastro e, em seguida, coletar 5 ml de sangue. Nossas informações pessoais e biológicas foram lançadas na REDOME. Agora, quando surgir um paciente compatível, o possível doador cadastrado será chamado para confirmar o seu desejo e realizar exames mais precisos de histocompatibilidade. Se derem positivo, o doador será encaminhado para o estado onde ocorrerá o transplante de medula óssea, com custos  por conta do SUS”, informa.

Dra. Adelma assinala que “ajudar a salvar uma vida é um privilégio e também a nossa missão profissional. Os pediatras de Roraima aderiram prontamente à campanha e aguardam a oportunidade de prestar mais esse serviço à infância”, diz.