carregando...

Sociedade Paranaense de Pediatria traça metas para nova gestão

Filiadas 28/01/2016
Kerstin Taniguchi Abagge
Kerstin Taniguchi Abagge

Valorizar o pediatra, fortalecer a diretoria de Defesa Profissional, implementar o TEP seriado – o novo concurso, feito ao final de cada ano do novo Programa de três anos –, com aulas preparatórias em todos os serviços de Residência, incrementar as ações de Educação Continuada, com o há de mais atual na especialidade. Esses são alguns dos objetivos de Kerstin Taniguchi Abagge, eleita presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP), em novembro, no processo para a sucessão de Gilberto Pascolat – o presidente que se despede em marco, quando a nova diretoria tomará posse.

 “Nossa equipe é atuante em todas as frentes universitárias aqui do Paraná”, comemora. “Dr. Milton Macedo tem desenvolvido um trabalho na Defesa Profissional muito interessante pela SBP, e terá um papel importante, para que tenhamos uma atuação mais forte junto aos planos e seguradoras de saúde, criando mecanismos para a discussão de honorários médicos, obtendo melhoria na remuneração”, ressalta a dra. Kerstin.

 Na reciclagem profissional, a presidente eleita também pretende reativar os Serões de Pediatria, levar eventos científicos também para o interior, divulgar mais as informações disponíveis no portal da SBP. Nos planos, também está a otimização do espaço físico da SPP, com a criação de laboratórios para os cursos de Reanimação Neonatal e Suporte Avançado de Vida em Pediatria, o PALS.

 Dra. Kerstin considera importante estimular a participação das Ligas de Pediatria, para que sejam registradas na entidade e atuem de maneira integrada com a Sociedade Paranaense. “Outra vertente importante do trabalho são as campanhas, como a de prevenção de acidentes na infância e adolescência”, frisa. Segundo dra. Kerstin, sua prioridade será “levar o pediatra para dentro da Sociedade”, “estreitar a comunicação com os associados”.

Nova equipe

A chapa completa, eleita para a gestão 2016-2018 da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP), é composta por: Kerstin Taniguchi Abagge (Presidente- Curitiba/PR), Victor Horacio de Souza Costa Junior (1º Vice-Presidente – Curitiba), Milton Macedo de Jesus (2º Vice-Presidente – Londrina), Kennedy Long Schisler (3º Vice-Presidente – Foz do Iguaçu), Antônio Carlos Sanseverino Filho (4º Vice-Presidente – Maringá), Eliane Mara Cesáreo Pereira Maluf (Presidente de Honra – Curitiba), Tsukiyo Obu Kamoi (Secretária geral- Curitiba ), Geórgia Morgenstern Milani (1ª Secretária – Curitiba), Paulo Breno Noronha Liberalesso (2º Secretário – Curitiba), Cristina Terumy Okamoto (1ª Tesoureira – Curitiba) e 2º Tesoureiro: Julio Cesar Pereira Dias (Pato Branco).

 Integram o Conselho Fiscal: Armando Salvatierra Barroso (Curitiba), Carlos Odenburg Neto (Curitiba), Mario Cesar Vieira (Curitiba), Fabiano Steil da Silva (Curitiba), Iná Maria Frias Cabral Arthur (Maringá). Na Comissão de Sindicância estão: Dorivam Nogueira (Curitiba), Rosana Marques Pereira (Curitiba), Heloisa Simonini Delfino (Londrina), Marcia Bandeira (Curitiba) e Renato Tamehiro (Cascavel). E participam do Conselho Consultivo: Rosangela de Fatima Interaminense Garbers (Curitiba), Jocemara Gurmini (Curitiba), Marcelo de Almeida Costa (Curitiba), Naiza Dornelles (Maringá) e Wilma Sueli Ribeiro Reque (Ponta Grossa).