carregando...

Valorização profissional e aprimoramento científico no Distrito Federal

Filiadas 13/01/2016
Drs. Cristian Muller e Dennis Burns
Drs. Christian Müller e Dennis Burns

Os programas, cursos e demais eventos científicos são a prioridade da nova diretoria da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF), informa o novo presidente, Christian Muller, que tomou posse em dezembro, sucedendo Luiz Claudio Goncalves de Castro. “No momento em que reforçamos a formação do pediatra, conseguimos melhorar o atendimento da criança e do adolescente. Vamos continuar o trabalho que vem sendo feito pela filiada, aprimorar, dar seguimento também à atuação conjunta com a SBP”, afirma.

 Em 2016, o II Congresso de Atualização de Pediatria do Centro-Oeste ocorrerá na capital federal, de 11 a 13 de maio. Além disso, Brasília vai sediar eventos nacionais importantes, como o 14º Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva Pediátrica, marcado para o período de 22 a 25 de junho, e o 15º Congresso Brasileiro de Ensino, que será realizado em conjunto com o 10º Congresso Brasileiro de Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente, o 3º Congresso Brasileiro de Médicos Residentes e o 3º Encontro de Ligas de Pediatria. “São eventos grandes, vão demandar muito trabalho”, reforça o novo presidente.

 Além disso, a SPDF tem entre os objetivos a promoção de campanhas de orientação à população, reforçando a função social da entidade. Na proposta da diretoria, estão ações como as voltadas para a proteção da criança contra todas as formas de violência. Dr. Cristian pretende também discutir com a sociedade e com as autoridades o papel da educação para a formação na infância e reforçar “a pediatria como base’ da saúde infanto-juvenil. “É com o atendimento primário nessa faixa etária que as famílias criam vínculo com o pediatra, que é quem deve fazer o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento. É fundamental mudar a cultura hoje existente de procura das emergências como primeiro atendimento”, enfatiza. No enfoque da gestão está ainda “melhorar as condições de trabalho dos pediatras” e aproximar, cada vez mais, a entidade dos pediatras das novas e das antigas gerações.

 A nova equipe

A nova diretora eleita para a gestão 2016-2018 é composta por Christian Muller (presidente), Dennis Alexander Rabelo Burns (vice-presidente), Andréa Nogueira Araújo (1º secretário), Luciana de Freitas Velloso Monte (2º secretário), Delmir Rodrigues (1º tesoureiro) e Flávia Watusi de Faria (2º tesoureiro). Na Comissão Científica, estão: Elisa de Carvalho, Flávia Kanitz e José Carlos Martins Córdoba. Integram a Comissão Social e de Relações Públicas: Maristela Estevão Barbosa e Renata Belém Pessôa de Melo Seixas. Pela Comissão de Publicações, Documentação e Biblioteca, são responsáveis: Karina Nascimento Costa, Renata Orlandi Rubim e Andréa Duarte Nascimento Jácomo. Participam da Comissão de Sindicância: Ana Aurélia Rocha da Silva, José Tenório de Almeida Neto e Yanna Aires Gadelha de Mattos. O Conselho Fiscal é composto por: Gilson Luiz Bonomi e Jaqueline Rosa Naves da Cruz.

Da esquerda para a direita, drs. Luiz Cláudio Castro, Elisa de Carvalho, Cristian Muller e Dennis Burns
Da esquerda para a direita, drs. Luiz Cláudio Castro, Elisa de Carvalho, Christian Müller e Dennis Burns