15º ALERGOPED - Alto padrão acadêmico e sucesso de público são destacados pela Comissão Organizadora


Entre os dias 10 e 13 de abril, cerca de 700 participantes de todos os estados do Brasil lotaram as salas do 15º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia Pediátrica (Alergoped), em Foz do Iguaçu (PR), para assistir às conferências e mesas-redondas ministradas por renomados professores do Brasil e do exterior. O alto nível das atividades científicas, assim como o notório engajamento dos congressistas, foram os principais fatores ressaltados pela Comissão Organizadora do evento ao fazer um balanço geral.

De acordo com o presidente do 15º Alergoped, dr. Herberto Chong, o saldo foi extremamente positivo, especialmente em relação ao padrão das novidades técnicas apresentadas. Entres as principais, estão as abordagens sobre as atualizações do Guia de Bolso para o Manejo e Prevenção da Asma, lançado no último dia 12 de abril pelo Global Initiative for Asthma (GINA).

“Nossa expectativa é que a atenção dada à produção acadêmica seja um legado para as próximas edições. Além disso, vale ressaltar o empenho dos pediatras paranaenses, que formam em seu estado um dos maiores centros formadores de profissionais de alergia e imunologia pediátrica no País e atuam initerruptamente em prol da área”, afirmou o dr. Herberto Chong.

Na avaliação do dr. Kennedy Long Schisler, representante da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP), o ponto alto do evento foi a prioridade dada aos palestrantes com produção de alta relevância. “Em sua maioria, são especialistas na dianteira das pesquisas, publicações e grupos de trabalho em seus respectivos temas. A troca de experiências foi espetacular, com nível acadêmico bastante elevado e sem dúvidas muito proveitoso para todos os participantes”, pontuou.

PREMIAÇÃO – Além do balanço feito pela Comissão Organizadora, o último dia (13) do 15º Alergoped foi marcado pela premiação dos trabalhos científicos que mais se destacaram durante o evento, sendo eles:

- Melhor trabalho na categoria tema livre: “News insights on x-linked agammaglobulinemia clinical manifestation severity”. Autores: Marcelo Ananias Teocchi, Tais Eugênio, Lia Furlaneto Marega e Maria Marluce dos Santos Vilela.:

- Melhor trabalho na categoria tema livre: “Avaliação da sensibilização alérgica à mariposa por meio de prick test com extrato feito a partir de suas asas em crianças com rinite e/ou asma”. Autores: Laura Araújo e Nelson Rosário.

- Melhor trabalho na categoria pôster: “Imunoterapia combinada com veneno de abelha e vespa: relato de caso”. Autores: Marcos Reis Gonçalves, Maria Eduarda Prudente Künzler Alves, Juliana Lima de Medeiros, Letícia Lima de Oliveira, João Pedro Matos de Santana e Igor Leão Gomes Leahy.

- Melhor trabalho na categoria pôster: “Deficiência de adesão leucocitária: um relato de caso”. Autores: Marcos Reis Gonçalves, Maria Eduarda Prudente Künzler Alves, Juliana Lima de Medeiros, Letícia Lima de Oliveira, João Pedro Matos de Santana, Igor Leão Gomes Leahy, Carolina Mattoso Vítola, Alice Paes Rozado Costa, Bárbara Rezende de Andrade, Cássia Gobara e Faria, Ekaterini Goudoris, Evandro Padro, Fernanda Pinto Mariz, Heloíza Silveira, Camila Lira e Maria Fernanda Melo Motta.

Segundo o diretor de Departamentos Científicos da SBP, dr. Dirceu Solé, o nível de detalhamento e relevância da maioria dos trabalhos analisados pela comissão avaliadora é outro fator positivo a ser enfatizado no evento.

“Os responsáveis pela seleção dos resumos tiveram um trabalho significativo dada a imensa categoria dos textos inscritos. É um grande orgulho e motivo de estímulo. A gente observa que está chegando uma geração de ótimos profissionais, com condições de tornar a alergia e imunologia pediátrica cada vez mais forte e representativa”, disse ele.

ENCERRAMENTO – O último dia (13) da programação científica contou ainda com palestras sobre temas atuais da alergia e imunologia pediátrica. Entre os assuntos, destaque para o Simpósio “ACCAI-SBP: asma e imunoterapia específica para alérgenos”, com participação do professor peruano José Geruda.

Os debates incluíram ainda as mesas-redondas e conferências “Angiodema hereditário: o que há de novo?”; “Controvérsias em alergia alimentar”; “Prevenção precoce das doenças alérgicas”, “Anafilaxia na criança”, “Asma e obesidade: qual a relação?”; “Abordagem da dermatite atópica grave”; “Alergia a Fármacos: qual a realidade brasileira”; entre outras.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520