15º Congresso Brasileiro de Adolescência: prorrogadas até 21 de janeiro as inscrições com desconto

Foram prorrogadas até o dia 21 de janeiro de 2019 as inscrições, com o primeiro lote de desconto, para o 15º Congresso Brasileiro de Adolescência – evento realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Sociedade de Pediatria do Estado de São Paulo (SPSP). As atividades acontecerão entre 23 e 25 de maio, na capital paulista. Os valores variam de R$ 100,00 (estudantes cadastrados na Liga de Pediatria da SBP) a R$ 500,00 (médico não associado à instituição), de acordo com a tabela vigente.

FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO COM DESCONTO DE ACORDO COM A TABELA VIGENTE.

A presidente da SBP, dra. Luciana Silva, tece elogios ao temário da programação, ainda em fase de elaboração pela Comissão Científica do evento. “O programa trará atualizações sobre os desafios desta fase maravilhosa da vida para reflexões dos pediatras nos dias de hoje no Brasil. Além disso, São Paulo sempre traz boas surpresas, onde poderemos estreitar as relações de amizade com nossos colegas”, diz.

A presidente do Departamento Científico de Adolescência da SBP, dra. Alda Elizabeth, a frisa os cuidados da organização em oferecer acesso às melhores práticas da Atenção à Saúde Integral do Adolescente Brasileiro e no século 21. “O Congresso destacará conceitos, tratamentos e prevenção dos problemas mais prevalentes e os que vêm emergindo na sociedade contemporânea. Os temas serão desenvolvidos por meio de conferências, mesas-redondas, painéis, discussão de casos clínicos, e em rodas de conversa”, ressalta.

PALESTRANTES – Dra. Alda adianta que os palestrantes convidados têm grande experiência clínica. Além disso, o Congresso contará com a presença inigualável dos próprios adolescentes e jovens, em atividades especialmente voltadas para eles. “Repetindo experiências anteriores e inovando outras, realizaremos o Fórum dos Adolescentes, com o tema Fortalecendo as Famílias, que possibilita ampla participação de jovens, familiares, educadores e profissionais. A inscrição é gratuita e a dinâmica será bem interativa”, complementa. De acordo com a presidente do Congresso, dra. Maria Sylvia de Souza Vitalle, o Congresso pretende atender a todos os profissionais que atuam nesta área tão vasta: desde os profissionais de saúde, que estão na chamada “linha de frente” (Unidades Básicas de Saúde, consultórios, prontos-socorros e ambulatórios das mais diversas ordens) até os profissionais de outras áreas, que têm a missão de refletir e promover ações sociais, humanas, históricas focadas nesta população.

“Por mérito total e esforço, imprescindível, das presidências e diretorias da SBP e SPSP, este congresso está sendo elaborado para atender as necessidades de diálogo entre estas áreas, buscando o incentivo de ações para compreender, conhecer e trazer novas luzes sobre o tema. Isso amplia nosso olhar, nossa escuta e, portanto, nossas ações, sejam de ordem prática, no dia a dia, seja de ordem acadêmica, para a produção e disseminação de conhecimentos”, comenta.

TEMÁRIO – O tema central do encontro é “O adolescente do século 21 – mudaram eles ou mudamos nós?”. Entre os temas que serão abordados, constam: Ação Acelerada Multisetorial para a Saúde dos Adolescentes (AA-HAI); aspectos relevantes da nutrição; peculiaridades da consulta, princípios éticos e questões controversas; o cérebro do adolescente; imunização; saúde bucal, mental, sexual e reprodutiva; sexualidade, gênero e contração; cultura digital; maternidade e paternidade; doenças crônicas; adolescentes com deficiência: avaliação e inclusão social; violência; competências e habilidades profissionais.

Dra. Maria Sylvia conta que entre as novidades está a abordagem que prevê um Congresso concentrado, sem atividades simultâneas, podendo todos os participantes estarem presentes nas mesmas ações e elaborando, juntos, as mesmas reflexões. “Além disso, as mesas-redondas desenvolverão temas de relevância, muitas vezes se desdobrando em subtemas particulares, que reclamam pelo aprofundamento da discussão. Serão ainda realizados fóruns com adolescentes, pais e professores, para escutar ativa e sensivelmente a esta população, no cenário da escola; entre outros”, enumera.

TRABALHOS CIENTÍFICOS – Também está previsto espaço para apresentação de pôsteres, o que permitirá a troca de informações e experiências entre congressistas e palestrantes, privilegiando-se o intercâmbio, o diálogo e os esclarecimento de eventuais dúvidas.

“A apresentação dos Temas Livres, de forma oral, acontecerá antes de cada mesa-redonda ou atividade pertinente, com a função de ‘provocação’ para o que se realizará. Serão escolhidos temas que tenham relação com o que será abordado e se pretende. Assim, além de se valorizar a produção científica na área, se incentivará a promoção do conhecimento e do reconhecimento da multiplicidade de grupos que atuam com adolescentes e que, muitas vezes, ficam invisíveis na nossa sociedade”, ressalta.

Para ela, esse evento será palco de muita interação, de modo proveitoso, agradável e produtivo. “Convido todos a participar deste Congresso. Desejo que seja um marco na atualização e consolidação de conhecimentos que permitam sempre o melhor atendimento e acompanhamento de nossos adolescentes e jovens, em todos os cenários onde estejam inseridos, por todos os profissionais e das mais diversas qualificações”, finaliza.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520