22 cursos pré-congresso abrirão a programação do 39º Brasileirão de Pediatria, em Porto Alegre (RS)

A Comissão Organizadora do 39º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP) preparou 22 cursos pré-congresso, que serão realizados no dia 8 de outubro, em Porto Alegre (RS). Um dos destaques é o Workshop de Transplante Pediátrico (curso 09), que acontecerá das 9h às 13h, com palestras sobre a situação atual dos transplantes pediátricos, vacinas em imunossuprimidos, doação de órgãos, entre outros temas.

ACESSE AQUI A LISTA DE CURSOS.

Outro destaque das atividades pré-congresso é o Workshop Medicina Fetal e Pediatria (curso 22) que ocorrerá das 14h às 18h. A programação será aberta pela conferência “Medicina fetal e pediatria: onde essas áreas se encontram”. Na sequência, haverá a mesa-redonda “Diagnóstico fetal”, com a abordagem de questões como as ultrassonografias obstétricas do primeiro e do segundo trimestre; ecocardiograma e ressonância magnética fetal; e diagnóstico laboratorial.

Em seguida, a mesa-redonda “Cirurgia fetal: onde é possível mudar o prognóstico” tratará de patologias como hérnia diafragmática; meningomielocele; cardiopatias congênitas; entre outras. Para encerrar esta atividade, estão programadas duas outras palestras: “Atendimento ao recém-nascido com malformações: o que muda” e “O tratamento integral das patologias fetais e congênitas: do diagnóstico fetal ao tratamento pós-natal”. Após as explanações, haverá ainda espaços para discussão e esclarecimentos de dúvidas.

Os cursos pré-congresso do 39º CBP também englobam outras áreas de atuação da pediatria, tais como a medicina intensiva; emergência; cuidados paliativos; dermatologia; pneumologia; neonatologia; desenvolvimento e comportamento; e muito mais.

SIMPÓSIOS – Outro destaque do evento são os três simpósios que irão ocorrer: Aleitamento, Pediatric Advanced Life Support (PALS) e Saúde Ambiental, sendo esses dois últimos inéditos. No Simpósio de Aleitamento serão abordados, por meio de conferências, palestras, discussão de casos clínicos e mesas-redondas, os “Avanços na alimentação do prematuro na perspectiva dos Bancos de Leite Humano”, as “Novidades em Aleitamento Materno”, entre outros temas.

O Simpósio de Reanimação Pediátrica (PALS), por sua vez, promoverá mesas-redondas e conferências sobre” Suporte Básico De Vida e cuidados pré PCR”; “Suporte Avançado de Vida”; “Estabilização pós PCR”; entre outros. Já o Simpósio de Saúde Ambiental conta em sua programação com temas como a “Saúde ambiental em pediatria”; “O paradigma DOHaD (Origens da Saúde e Doença Humanas ligadas ao desenvolvimento)”; “Água e Alimentos: saneamento e contaminantes de origem biológica e química”; e mais.

Serviço:

O 39º Congresso Brasileiro de Pediatria é uma realização da SBP em parceria com a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) e acontecerá entre os dias 9 e 12 de outubro, em Porto Alegre, na capital gaúcha.

FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO NOS CURSOS PRÉ-CONGRESSO
 


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520