39º Congresso Brasileiro de Pediatria terá dr. Cesar Victora como presidente de honra

O professor emérito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), dr. Cesar Victora, será o presidente de honra do 39º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP), que acontecerá entre os dias 9 e 12 de outubro, em Porto Alegre (RS). O epidemiologista e pesquisador na área da Pediatra é reconhecido internacionalmente pelo impacto de seu trabalho nas áreas da saúde materno-infantil e nutrição, em especial nas nações pobres ou em desenvolvimento.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR MAIS SOBRE O 39º CBP

“Esse convite é uma grande honra, ainda mais porque não sou um pediatra de formação e sim um epidemiologista que trabalha com saúde da criança. Fico contente com esse reconhecimento dos colegas da especialidade. Isso indica que as minhas pesquisas, em alguma medida, estão influenciando as práticas e comportamentos dos pediatras brasileiros”, afirma o dr. Victora.

De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, a homenagem representa uma amostra da admiração e respeito ao valioso trabalho empreendido pelo especialista em prol do bem-estar de crianças e adolescentes de todo o mundo.

“Com muito prazer acolhemos a sugestão do acadêmico dr. Nelson Grisard, apoiado pelos demais componentes da Academia Brasileira de Pediatria (ABP). É um justo reconhecimento a um dos maiores pesquisadores brasileiros, que por meio da apresentação de evidências científicas tem subsidiado com dados importantes a assistência pediátrica, em especial a promoção ao aleitamento materno”, diz.

INTERNACIONAL – Em 2017, o médico brasileiro foi contemplado com o Prêmio Gairdner, na categoria Saúde Global, em função da contribuição positiva de seu trabalho para os países em desenvolvimento. Graças às pesquisas desenvolvidas pelo médico, na década de 1980, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) reviram as recomendações sobre aleitamento exclusivo até os seis meses de vida.

As evidências científicas apresentadas por ele foram as primeiras a demonstrar que a amamentação exclusiva, ou seja, sem oferta de águas ou chás para bebês, ajudava a reduzir a morte dos bebês no primeiro período da vida. De acordo com o estudo, o aleitamento exclusivo até seis meses reduz em 14 vezes o risco de morte por diarreia e em 3,6 vezes o risco de morte infantil por doenças respiratórias.

A premiação também reconheceu o estudo de coorte de Pelotas, que o dr. Cesar Victora desenvolve desde 1982. Nesse trabalho, o médico acompanha, desde o nascimento, 6 mil pessoas. Os resultados da pesquisa ajudaram o brasileiro a estabelecer a influência dos primeiros mil dias (da concepção aos 2 anos de idade) na vida do indivíduo adulto, com foco em condições adequadas de saúde, nutrição e desenvolvimento neuropsicomotor.

PROGRAMAÇÃO 39º CBP – Além de conferir a homenagem ao dr. Cesar Victora, os interessados em participar do 39º CBP acompanharão debates sobre diversos assuntos, entre eles: obesidade infantil; álcool e as drogas; alergia ao leite da vaca; arboviroses; visual atual sobre a asma em pediatria; baixa estatura; calendário vacinal da SBP; colestase no primeiro ano de vida; diagnósticos das IDPs; vacinação em situações especiais; entre outros.

O evento é uma realização da SBP, em parceria com a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS). Para participar, inscreva-se aqui.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520