AUGE é o novo programa de valorização profissional da SBP

Denominado AUGE, o novo programa de valorização profissional da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) norteará os próximos passos da entidade, com base nos valores de Atuação Profissional, União em Rede, Governança e Empreendedorismo. De acordo com a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, o objetivo da iniciativa é promover ações efetivas em prol dos direitos de pediatras, crianças e adolescentes, especialmente em termos de políticas públicas.

“A intenção é congregar esforços em torno de estratégias que garantam a maior valorização da especialidade e seu reconhecimento como peça-chave na assistência da população infantojuvenil. Os gestores precisam entender o papel indispensável dos pediatras e recompensá-los com remuneração justa e adequada, oferecendo também condições dignas para que o atendimento se materialize, com acesso a leitos, exames, insumos e medicamentos”, afirmou.

O trabalho visa agregar a SBP e suas filiadas em torno de um projeto único, que engloba os diferentes desafios nos campos institucional, político, jurídico, educacional, de relações de trabalho, empreendedorismo, proteção do ato médico e de comunicação e marketing. O lançamento oficial do AUGE ocorreu durante o 39° Congresso Brasileiro de Pediatria, realizado entre 8 e 12 de outubro, em Porto Alegre (RS), ocasião na qual foram entregues certificados aos associados, em reconhecimento à importância fundamental dos pediatras para a rede de assistência em saúde do País.

"Muitos pediatras que já receberam ficaram extremamente felizes, pois é um reconhecimento a sua atuação dedicada. Eles colocarão seus certificados nos seus consultórios e ambulatórios", destacou dra. Luciana.

As ações serão conduzidas por um grupo composto pelos drs. Fábio Guerra; Luciana Rodrigues Silva; Edson Liberal; Sidnei Ferreira; Donizetti Giamberardino, Cláudio Orestes, Glória Lopes, Paulo Falanghe, Anenísia Andrade, Corina Batista, Isabel Madeira, Maria Nazareth, João Borges e Hans Greve; além dos assessores de Comunicação e Marketing, Paulo Henrique de Souza e Cláudio Sampaio; e assessor Jurídico, Alejandro Bullon.

PARTICIPAÇÃO - Segundo o coordenador do programa e diretor de Defesa Profissional da SBP, dr. Fábio Guerra, a participação ativa de todos os pediatras – seja no seu local de trabalho, município ou estado – é a grande força motriz para combater a crescente precarização das condições de trabalho.

“Dentro das suas capacidades, convidamos cada pediatra a integrar esse movimento conjunto. Nosso objetivo é construir uma rede, com capilaridade para atuação local e força de atuação nacional. Somos cerca de 10% dos médicos especialistas do País, um dado que revela nossa importância no contexto da saúde nacional”, disse.

Na etapa preliminar das ações institucionais do AUGE, a SBP estará empenhada em criar e fomentar o desenvolvimento das comissões de defesa profissional de cada filiada. Os associados da SBP também poderão auxiliar na construção da lista de reivindicações prioritárias, respondendo à pesquisa online - que em breve será disponibilizada pela entidade - para identificar com exatidão os problemas e os anseios da classe.

Uma das principais bandeiras já estabelecidas é a necessidade de cada criança e adolescente do País, em todos os níveis de Atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), ser acompanhada por um pediatra. Além disso, outras questões emergentes – como a precarização dos vínculos de contratação; a abertura indiscriminada de programas de residência médica; e as emendas à Medida Provisória 890/2019, que institui o programa “Médicos pelo Brasil” – também serão alvo de atuações concretas do AUGE.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520