Cuiabá receberá nesta sexta e sábado o Curso de Neurodesenvolvimento do DC de Desenvolvimento e Comportamento da SBP

Nesta sexta (13) e sábado (14), Cuiabá (MT) será a sede de mais uma edição do Curso de Neurodesenvolvimento do Departamento Científico (DC) de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A iniciativa, promovida em parceria com a Sociedade Mato Mato-grossense de Pediatria (Somape), é uma realização da Diretoria de Integração Regional da SBP e visa disseminar conhecimentos atualizados sobre o tema por todo o País.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO NA ÍNTEGRA

“O curso tem natureza itinerante. A intenção é realizar já nos próximos meses novas edições em outras cidades do País, especialmente em locais com pouca disponibilidade de qualificação especializada, como na região Norte. Essa ação é mais uma demonstração do compromisso da atual gestão de auxiliar na capacitação dos pediatras em todas as suas filiadas”, declara o diretor de Integração Regional da SBP, dr. Fernando Barreiro.

GRADE CIENTÍFICA – A programação científica do curso apresenta aos pediatras abordagens sobre alguns dos assuntos mais debatidos na sociedade contemporânea a respeito do neurodesenvolvimento.

Na oportunidade, serão apresentados temas como “Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH): mitos e fatos”; “Dificuldades escolares e transtornos específicos da aprendizagem”; “Depressão na infância: repercussões no comportamento infantil”; “O medo patológico: entendendo a ansiedade”; “Prevenção do estresse tóxico”; e mais. As palestras serão ministradas pelos membros do DC de Desenvolvimento e Comportamento da SBP, drs. Lívio Francisco da Silva Chaves e Ana Márcia Guimarães Alves, e pela psiquiatra dra. Luciana Cristina Staut.  

De acordo com a presidente do DC de Desenvolvimento e Comportamento da SBP, dra. Liubiana Arantes de Araújo, o cérebro da criança é mais vulnerável por estar em fase de formação. Por isso, é importante que os especialistas estejam aptos a reconhecer sinais de possíveis atrasos, sofrimentos e transtornos.

“Desvios e agravos não diagnosticados podem ocasionar prejuízos no desempenho intelectual, equilíbrio comportamental e formação da personalidade. No curso, vamos debater justamente quais métodos são eficazes para identificar e encaminhar esses problemas. As aulas tomam como base o que há de mais recente em termos de evidências científicas e devem expandir o conhecimento do profissional, além de auxiliar na prática clínica”, diz.

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), com prevalência cada vez maior entre a população pediátrica, assim como a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor típico, também estará em destaque no curso. Segundo a dra. Liubiana, o acompanhamento criterioso em cada consulta é uma das ferramentas mais importantes de que o pediatra dispõe para auxiliar o paciente.
“A partir do reconhecimento precoce e orientação adequada a maioria dos agravos podem ser minimizados. Esse aspecto é determinante, pois uma primeira infância saudável tem ligação direta com mais qualidade de vida para o adulto”, salienta.

SERVIÇO:

Para garantir uma vaga no Curso de Neurodesenvolvimento da SBP ou obter mais informações, entre em contato com a secretaria da Sociedade Mato Mato-grossense de Pediatria (Somape).
Telefone: (65) 3623-4709.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520