Editora científica da revista Residência Pediátrica faz balanço positivo da primeira temporada de podcasts

No último podcast da revista Residência Pediátrica (RP), a editora científica da publicação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Marilene Crispino, faz balanço positivo dos programas exibidos na primeira temporada desse projeto, em 2018. Para ela, os resultados foram satisfatórios em um ano de intenso trabalho.

“Estamos satisfeitos e com a certeza de dever cumprido. Isso só foi possível por oferecermos aos nossos associados conteúdos temáticos de qualidade e pela interlocução constante com nossos ouvintes”, diz dra. Marilene.

OUÇA AQUI A ÍNTEGRA DA MENSAGEM.

Semanalmente, ao longo de 2018, foram colocados no ar programas com assuntos de grande interesse para a prática médica diária. No período entre março e dezembro, foram produzidos 39 programas, com temáticas variadas e conduzidos por renomados especialistas das mais diversas áreas de atuação na pediatria.

“Temos nos esforçado bastante para atender às inúmeras solicitações de temas específicos a serem apresentados. Nosso objetivo é o de consolidar e integrar todo o conteúdo científico publicado na revista Residência Pediátrica, por meio de artigos, vídeos, podcasts e, até mesmo, de mídias sociais, como o Facebook”, declara dra. Marilene.

ALCANCE – Os números alcançados pelos podcasts da revista Residência Pediátrica impressionam. Juntos, os 39 programas alcançaram - até 26 de dezembro - a marca de 7.866 reproduções.

De acordo com o relatório gerado pela plataforma Soundcloud, onde os podcasts são publicados, os países que mais acessam os conteúdos publicados são o Brasil (7.306); Estados Unidos (256); Portugal (63); Espanha (25); Colômbia (21), Argentina (16), México (15), Equador (11) e a Turquia (10).

No topo do ranking dentre os estados que mais acessam os programas aparecem São Paulo (936), Rio de Janeiro (813), e Minas Gerais (415).

MAIS ACESSADOS – O relatório também indicou os programas mais reproduzidos neste ano (conforme tabela abaixo). Com isso, durante os meses de janeiro e fevereiro de 2019, a revista Residência Pediátrica divulgará em sua página no Facebook esses podcasts.

“Nesse período em que reexibiremos esses programas mais acessados, estaremos trabalhando na escolha dos temas e na gravação dos novos programas que comporão a segunda temporada de podcasts, cujos programas inéditos serão exibidos a partir de março do ano que vem”, explica dra. Marilene Crispino.

CREDIBILIDADE – Dra. Marilene reforça ainda que a cada novo ano, o compromisso da RP se intensifica com a preocupação e o empenho do corpo editorial em oferecer a todos os leitores espaço científico de comunicação moderno, dinâmico e que possibilite um ambiente de atualização, colaboração, inovação e integração.

“A credibilidade desse periódico como um veículo importante de disseminação do conhecimento é um atributo que se deve não só à qualidade do material apresentado, mas também à conquista de indexações em fontes de prestígio nacional e internacional”, finaliza.

Veja a lista dos temas mais acessados e o número de reproduções até o dia 26 de dezembro*.


TEMA



ESPECIALISTA CONVIDADO



NÚMERO DE REPRODUÇÕES



Refluxo gastroesofágico no lactente



Dr. Silvio da Rocha Carvalho



446



Resistência dos antibióticos no tratamento das infecções respiratórias



Dra. Maria de Fátima Pombo



308



Oximetria de Pulso



Dr. Jorge Yussef



304



Sífilis



Dra. Márcia Galdino



295



Sarampo



Dr. Renato Kfouri



272



Pseudoconstipação do leite materno



Dra. Graciete Vieira



266



Sopro Inocente



Dra. Maria de Fátima Leite



246



Educação em Asma



Dr. Paulo Camargos



240



Fotoproteção



Dra. Ana Mosca



239


*Fonte: Plataforma Soundcloud


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520