Em iniciativa inédita, Primeira Infância será tema de debate no Nordesteped, em maio

Com o objetivo de compartilhar saberes e as discussões mais recentes acerca da Primeira Infância, será promovido, no dia 2 de maio, o 1º Fórum Nordeste de Pediatria: a cidadania inicia na Primeira Infância. A atividade ocorrerá concomitantemente ao 1º Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste (Nordesteped). A promoção é da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e das filiadas da Região Nordeste.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO NA ÍNTEGRA

O Fórum conta com a coordenação das dras. Anamaria Cavalcante e Silva – que é diretora de Integração Regional da SBP e presidente da Sociedade de Pediatria do Ceará (Socep) – e Marynea Silva do Vale – presidente da Sociedade de Pediatria e Puericultura do Maranhão (SPPMA). Para a discussão dos temas, os pediatras serão agrupados em cinco mesas.

“No evento serão apresentados conhecimentos atuais acerca da ciência do desenvolvimento da Primeira Infância, com ênfase no alcance de potencialidades e proteção do cérebro e nas conexões desse tempo de desenvolvimento com repercussões ao longo da vida e do próprio desenvolvimento humano”, explica a dra. Marynea Silva.

EIXOS - A atividade será dividida em cinco eixos norteadores: “Desenvolvimento infantil”; “Puericultura no último trimestre da gestação – O papel do pediatra junto à gestante e famílias para um ‘bem nascer’”; “Aleitamento e alimentação complementar – Nutrição com afeto para um desenvolvimento pleno”; “Crescimento Infantil - É preciso crescer para desenvolver! ”; e “Vacinar desde o gestar para alcançar desenvolvimento em plenitude Imunizações no período gestacional”.

A partir desses eixos serão discutidos assuntos relacionados à Caderneta de Saúde da Criança e a promoção do desenvolvimento infantil; ao papel do pediatra na promoção do desenvolvimento infantil; à importância da consulta pediátrica na gestação; ao papel do pediatra na preparação para o aleitamento materno exclusivo; a quais estratégias podem favorecer a utilização adequada e universal das curvas de crescimento infantil; a prevenção da obesidade infantil; às imunizações no período gestacional; e ao enfrentamento de grupos contrários à vacinação; entre outros.

“Um desenvolvimento infantil satisfatório, principalmente nos primeiros anos de vida, contribui para a formação de um indivíduo com suas potencialidades alcançadas, com mais chances de se tornar um cidadão capaz de resolver adversidades, reduzindo-se, assim, as disparidades econômicas e sociais da nossa sociedade”, enfatiza a dra. Anamaria Cavalcante.

NORDESTEPED – A primeira edição do Nordesteped ocorrerá entre os dias 1º e 3 de maio e será realizado simultaneamente nas cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), que são divididas pelo Rio São Francisco.

Por meio de miniconferências, conferências e mesas-redondas serão discutidos assuntos como o acompanhamento do crescimento; as reflexões sobre a mortalidade dos adolescentes; os cuidados paliativos em neonataologia e pediatria; o Transtorno do Espectro do Autista (TEA); como cultivar uma microbiota saudável em nossas crianças; como prevenir a seletividade alimentar; a prevenção do tabagismo e drogas na infância e adolescência; o calendário vacinal 2018; e mais.

PRÉ-CONGRESSO - No dia anterior ao início do evento será promovido ainda o curso pré-congresso sobre Reanimação Neonatal, com coordenação das dras. Danielle Brandão, Fátima Doherty e Angélica Guimarães.

“O Nordesteped não será apenas um momento de atualização, mas também de confraternização, de encontro de ideias. Nós que estamos organizando o evento somos também professores. Então, vamos envolver os alunos, as Ligas, os residentes em pediatria para gerar engajamento na doutrina pediátrica, na arte de ser pediatra”, conclui o presidente do Congresso e da filiada de Pernambuco, o dr. Eduardo Jorge da Fonseca Lima.

Além disso, para a divulgação do evento foi feito um vídeo elencando os principais pontos e tipos de conteúdo que serão apresentados nos três dias de atividades, além de mostrar fotos das cidades-sede.

PARA CONFERIR O VÍDEO NA ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

VALORES – As inscrições para o evento já estão abertas. O terceiro lote de ingressos com desconto vai até o dia 23 de abril. Os valores variam entre R$ 180,00 (estudantes cadastrados na Liga de Pediatria da SBP) a R$ 750,00 (médico não associado à instituição), de acordo com a tabela vigente.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520