Em iniciativa inédita, revista Residência Pediátrica lançará podcasts sobre Relatos de Casos


Para ampliar ainda mais o conhecimento de seus leitores, a revista Residência Pediátrica (RP) – publicação científica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – lançará uma novidade a partir da próxima segunda-feira (1º): os podcasts com Relatos de Casos. Nos programas, serão apresentados os casos clínicos de artigos científicos publicados no periódico.

O programa de estreia abordará “Hemangioma ulcerado tratado com timolol tópico”, tumor vascular mais comum na infância caracterizado por tecido neoplásico composto por proliferação de células endoteliais.

“Essa iniciativa teve como base divulgar casos clínicos pouco usuais na prática diária, proporcionando fácil acesso às informações médicas de qualidade, e que foram rigorosamente revisadas pelos nossos especialistas”, explica a editora científica da RP, dra. Marilene Crispino.

Segundo ela, o Relato de Caso é o estudo que mais se identifica com o médico clínico, pois os relatos são a descrição detalhada de episódios clínicos. Neles são descritas características importantes sobre os sinais, sintomas e outras peculiaridades do paciente.

“Relatam procedimentos, terapias instituídas e desfechos, possibilitando ao leitor – e agora ouvinte – o acompanhamento da forma e os motivos que basearam as tomadas de decisões. Esse tipo de estudo ajuda, inclusive, a levantar novas teorias que poderão até servir de base para futuras investigações”, frisa.

Para a dra. Marilene, ao compartilhar a divulgação desse tipo de estudo por meio dos podcasts, a revista Residência Pediátrica estará cumprindo um papel informativo importante. “Nosso objetivo é estar à frente no avanço do conhecimento, inovando continuamente e valorizando cada vez mais as publicações científicas que contribuem de forma substancial para a formação e atualização profissional”, observa.

LIVRE ACESSO – A revista Residência Pediátrica possui acesso livre aos textos completos. Os interessados devem acessar o site http://residenciapediatrica.com.br e ler as edições disponíveis para leitura e download.

Entre maio de 2018 e abril de 2019, o site da RP teve 432.178 acessos. Só os podcasts já contam com mais de 12 mil visualizações.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520