Estudantes de medicina relatam expectativas e experiências em série de entrevistas com diretores da SBP

Aproximar da Pediatria os estudantes da graduação em Medicina. Este é um dos compromissos da atual gestão da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que a partir desta semana divulga uma série de vídeos de entrevistas realizadas pelos diretores da entidade com grupos de estudantes de Belém (PA), das quatro universidades que possuem o curso de Medicina na cidade e são associados às Ligas de Pediatria locais. Nas rodas de conversa, os jovens relatam suas experiências durante o curso e também expectativas com relação à profissão.

Nos encontros, a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, junto ao 2º vice-presidente, dr. Edson Ferreira Liberal, e o coordenador de Integração da Região Norte, dr. Bruno Paes Barreto, ouviram dos alunos os motivos pelos quais os graduandos se interessaram pela especialidade e colheram sugestões sobre como a SBP pode promover maior aproximação entre a instituição e os alunos da graduação.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A SÉRIE DE VÍDEOS

“Essa reunião dos estudantes de graduação com uma sociedade de especialidade é algo inédito, porque normalmente temos mais contato com os profissionais já formados. Contudo, verificamos a importância de trabalhar essa vocação para a pediatria desde os momentos iniciais da graduação. Em geral, há uma carência de exposição desses alunos à forma de funcionamento das especialidades médicas”, explica dra. Luciana Silva.

Já o 2º vice-presidente da entidade, dr. Edson Liberal, ressalta a pertinência de momentos como este. “A pediatria passou por um período no qual era pouco procurada, por ser uma especialidade predominantemente clínica, e os alunos têm procurado áreas que têm algum tipo de procedimento ou que estão ‘na moda’. Assim, mostrar a importância da nossa especialidade e aproximar os alunos das entidades de classe é fundamental para o fortalecimento da área”, afirmou.

VÍDEOS – Os vídeos dessa ação serão divulgados nas redes sociais e terão como objetivo enfatizar a importância que esse contato com profissionais de sociedades de especialidades tem na formação do médico jovem. Neles, são mostrados os alunos de diferentes semestres falando sobre seus anseios, visões da importância do pediatra para o País e os problemas que eles enfrentam durante a graduação.

Na conversa, a presidente da SBP também ressalta que o papel do pediatra é de cuidar do futuro da nação, que são as crianças e os adolescentes. “É exatamente no início da vida que nós podemos mudar as coisas. As características da criança e do adolescente são o crescimento, o desenvolvimento, a mudança contínua”, enfatiza a dra. Luciana.

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520