Interação entre literatura e pediatria terá espaço de destaque no 15º Congresso Brasileiro de Adolescência


A inclusão da literatura como ponto de partida para debater a saúde integral e o bem-estar dos adolescentes será uma das inovações propostas pelo 15º Congresso Brasileiro de Adolescência, que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de maio, em São Paulo (SP). A iniciativa denominada “A poesia pede passagem” tem como objetivo congregar profissionais de diferentes áreas em um espaço especialmente reservado à interação da arte literária com a especialidade médica dedicada ao cuidado das crianças e adolescentes.

De acordo com a presidente do Departamento Científico de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Alda Elizabeth, o projeto atende a uma demanda antiga dos pediatras. “Certamente teremos inúmeros congressistas com interesse nesse campo fértil da criatividade humana, uma vez que uma das marcas do evento é justamente reunir profissionais multidisciplinares e vários deles são também autores de obras de ficção”, afirma.

O stand do projeto contará com microfone aberto para a declamação e leitura de poesias; mural para o registro de textos e desenhos; além da exposição e venda de livros escritos pelos participantes do Congresso. Todos os interessados em expor suas obras devem entrar em contato previamente com a Comissão Organizadora do evento. A participação será livre de custos.

Segundo a dra. Alda Elizabeth, a iniciativa fomenta o interesse dos especialistas em novas abordagens, a partir da interseção entre literatura e adolescência, período de especial efervescência criativa. “Não existe idade mais literária que a adolescência. As emoções são vividas intensamente e abarcam romance, drama, comédia e, acima de tudo, a poesia. Acreditamos que incluir essa nuance no Congresso tem tudo para se tornar um marco deste evento”, pontua.

PROGRAMAÇÃO – Além do conteúdo cultural, o 15º Congresso Brasileiro de Adolescência abordará outros temas desenvolvidos por meio de conferências, mesas-redondas, painéis, discussão de casos clínicos e rodas de conversa. “Os palestrantes convidados têm grande experiência clínica. Além disso, serão destacados os conceitos, tratamentos e métodos de prevenção dos problemas mais prevalentes e daqueles que vêm emergindo na sociedade contemporânea”, enfatiza a especialista da SBP.

Entre os assuntos apresentados, destacam-se: “Ação acelerada multissetorial para a saúde dos adolescentes (AA-HA!): Fomentando o conhecimento para entender melhor os adolescentes de hoje”; "Adolescente do s“Saúde e vida: de que morrem os adolescentes?”; “Adolescência no século XXI: aspectos relevantes da nutrição”; “Crescimento ósseo, vitamina D e desenvolvimento puberal”; “Peculiaridades da consulta do adolescente, princípios éticos e questões controversas”; e mais.

SERVIÇO:

As inscrições com o terceiro lote de desconto para o 15º Congresso Brasileiro de Adolescência já estão abertas e vão até o dia 14 de maio. Para mais informações, acesse aqui o site do evento.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520