No Tocantins, Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica (CANP) qualifica mais de 60 alunos

O curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica (Canp) da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) capacitou mais 61 especialistas, em Palmas (TO). As aulas foram ministradas pelo dr. Joel Lamounier, diretor de Ensino e Pesquisa da SBP, e a dra. Mônica Moretzsohn, membro do Departamento Científico (DC) de Nutrologia da instituição. 

Com duração de 20 horas, o curso abordou temas de atualização sobre diagnóstico e tratamento voltados para a atuação do pediatra geral no consultório. Conforme explica a dra. Mônica, o conhecimento correto e atualizado acerca da alimentação da criança é essencial para a avaliação e a orientação adequadas sobre sua nutrição. 

“A nutrição exerce um papel essencial no crescimento e desenvolvimento infantil e o pediatra precisa estar familiarizado e atualizado para orientar a alimentação, reconhecer carências nutricionais e intervir precocemente, prevenindo doenças e promovendo crescimento saudável”, explica. 

NOVAS EDIÇÕES – De acordo com a presidente do DC de Nutrologia da SBP e coordenadora do CANP, dra. Virgínia Weffort, o curso é muito procurado por abordar temas importantes, atualizados e com discussão de casos clínicos. Alguns pediatras fazem mais de uma vez por saberem que sempre tem atualização. 

“Desde a criação do Curso, em 2010, tentamos sempre levar a aula para as mais diversas cidades, principalmente, para que os especialistas de lugares mais distantes e que não possuem fácil acesso aos eventos possam ter conhecimentos das pesquisas e consensos mais recentes. Para 2020, já possuímos solicitações para a realização da atividade nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Florianópolis, Manaus, Marabá, Natal, Recife e Salvador, por exemplo”, diz. 

SOBRE O CANP – O curso é geralmente ministrado em dois dias e é realizado a partir da solicitação das Sociedades de Pediatria Filiadas à SBP. A capacitação visa discutir casos clínicos e orientar os pediatras sobre diversos aspectos da nutrição. Além de novos temas inseridos, são abordados assuntos como avaliação da condição nutricional; aleitamento materno; alimentação complementar; obesidade e síndrome metabólica; e seguimento ambulatorial do recém-nascido pré-termo.

Os participantes também são instruídos sobre a fome oculta; alimentação do pré-escolar, do escolar e do adolescente; alergia ao leite de vaca; desnutrição energético-protéica; e deficiência de micronutrientes, entre outros assuntos. Além disso, no segundo dia há um espaço para discussão de casos clínicos.

Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520