PALS segue com capacitações no Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Maranhão

O Programa de Reanimação Pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) promoveu a capacitação de mais 27 médicos no curso Pediatric Advanced Life Support (PALS), em São Luís (MA). O treinamento, realizado numa instituição particular de qualificação médica entre os dias 28 e 29 de junho, teve como objetivo instruir os especialistas em técnicas para reconhecimento precoce e atendimento de pacientes em iminente risco de morte ou parada cardiorrespiratória.

Com duração de 18 horas, as aulas práticas e teóricas foram conduzidas pelos instrutores estaduais do Programa da SBP, drs. Rejane Karla Albuquerque, Lélia Fernanda Braga, Alexandre Rodrigues Ferreira e Frederico Mitre Pessoa.

MATO GROSSO DO SUL – Além disso, nos dias 22 e 23 de junho, foram qualificados outros 14 médicos, sendo 12 pediatras e dois clínicos gerais, na sede da Sociedade de Pediatria do Mato Grosso do Sul (SPMS), em Campo Grande (MS). De acordo com a coordenadora estadual do PALS, dra. Tânia Hildebrand Barreto, o curso simula situações desafiadoras da rotina profissional, tal como ocorre durante o atendimento de emergência.

“A finalidade é habilitar os médicos que atuam em emergência em procedimentos que incluem a manobra de ressuscitação cardiopulmonar com um ou mais socorristas, a realização de acesso vascular, o manuseio do desfibrilador externo automático (DEA) e desfibrilador manual, além da utilização de dispositivos de vias aéreas”, informou ela.

Na oportunidade, além da dra. Tânia, o curso foi ministrado pelos instrutores estaduais, drs. Christina Fleury Lajo, Fabio Ricardo Lopes, Mauro Moura, Rômulo Pedroso Kuroda e Silvia Kamuia Reinheimer.

PERNAMBUCO – Ainda em junho, nos dias 8 e 9, mais 15 especialistas, entre médicos e enfermeiros, concluíram as aulas no PALS, no Real Hospital Português de Beneficência, em Recife (PE). A capacitação contou com a participação da coordenadora estadual, dra. Ana Aldin de Sousa Oliveira, e das instrutoras dras. Valéria Bezerra e Ângela Santos.

“Em julho, ocorrerão mais dois cursos com 21 alunos em cada edição. A Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe) firmou uma importante parceria com a instituição. Até o fim de setembro, serão treinados 113 profissionais em uma série de cursos que fechamos com o Hospital”, comemorou a dra. Ana Aldin.

PALS - Desde 1998, o Programa de Reanimação Pediátrica integra o quadro de ações da SBP que visam fortalecer a educação dos pediatras brasileiros e ampliar a qualidade dos serviços ofertados à população pediátrica. Somente no período de junho de 2018 a abril de 2019, foram realizados mais de 70 cursos e emitidos mais de mil certificados.

Para mais informações sobre o PALS, ACESSE AQUI o site do programa.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520