Presidente da SBP participa de atividades do Agosto Dourado em Fortaleza (CE)


A Sociedade Cearense de Pediatria (Socep) realizou nesta semana a entrega do Troféu Dourado aos três melhores trabalhos apresentados durante o Agosto Dourado. As atividades propostas tiveram como objetivo fortalecer a prática da amamentação na cidade. A premiação foi entregue pela presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva. Foram 86 participantes, entre pediatras e profissionais da Estratégia Saúde da Família, pertencentes à Atenção Primária, Secundária e Terciária.

“Todas que participaram tiveram uma iniciativa muito importante em prol do aleitamento materno. É somando forças que iremos conseguir que mais crianças sejam amamentadas e cresçam muito mais fortes e saudáveis”, comemorou dra. Luciana.

Receberam o Troféu os representantes das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Luís Franklin, Gothardo Peixoto, e o Hospital Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC). “As equipes usaram da criatividade e estratégias dentro do seu ambiente de trabalho envolvendo mães, pais e pessoas formadoras da Rede de Proteção à amamentação”, explicou a presidente da Socep, dra. Anamaria Cavalcanti e Silva.

A iniciativa da UAP Luís Franklin distribuiu cerca de 40 cestas básicas para gestantes e puérperas em situação de vulnerabilidade, em parceria com a Cruz Vermelha. Além disso, foram realizadas rodas de conversa sobre saúde bucal, nutrição, além de serviços de cabeleireiro para as mulheres e barbeiro para os companheiros, além de aferição de pressão e glicemia capilar.

A UAP Gothardo Peixoto promoveu roda de conversa na comunidade com o tema “Incentivando o empoderamento da família no aleitamento materno”. Já o Hospital MEAC realizou a atividade Agosto Dourado na Maternidade Escola Assis Chateaubriand

INAUGURAÇÃO – Durante o encontro, realizado na sede da Socep, dra. Anamaria apresentou por meio de fotos a mais nova Sala de Apoio à Mulher que Amamenta/Posto de Coleta de Leite Humano, inaugurada na quarta-feira (28), no bairro Vicente Pinzón. Com a sala, já são 11 equipamentos do tipo distribuídos pela cidade.

“É extremamente importante a criação dessas salas para apoiar às trabalhadoras que estão no período da amamentação, para que possam, durante a sua permanência no trabalho, retirar o leite de forma segura e, assim, ser distribuído ao seu bebê no dia seguinte, por exemplo, quando ela estiver no trabalho”, observou dra. Luciana.

Ela explica também que, quando as empresas não têm essas salas, as mulheres muitas vezes descartam esse leite, pois o acúmulo de leite nas mamas gera desconforto, considerando-se que elas não têm lugar adequado para retirar e armazenar o leite materno.

ESTÍMULO – No evento, a secretária de saúde de Fortaleza, a pediatra dra. Joana Angélica Paiva Maciel, destacou que a iniciativa tem como objetivos o estímulo à prática da alimentação saudável desde o nascimento e a doação de leite humano, que é encaminhando às Maternidades da cidade. Isto beneficia crianças prematuras que não têm a condição de serem alimentadas com o leite da sua mãe.

“O espaço de apoio dentro das UAPS é voltado para o compartilhamento de informações sobre os benefícios do aleitamento materno, além da divulgação de técnicas que auxiliam uma boa amamentação”, explicou.

Dra. Joana enfatizou que, dentro da política de priorizar a Saúde da Primeira Infância, a prefeitura criou, em 2014, o Programa Cresça com Seu Filho. Em 2017, foram criadas 37 Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI), com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Socep e da Associação Brasileira de Enfermagem – unidade Ceará – além de 12 Núcleos de Desenvolvimento Infantil (NDI), com reconhecimento internacional pelos benefícios que vem trazendo à população infantil.

A presidente da Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão (SPPMA), dra. Marynea Vale, também acompanhou o evento e conheceu o funcionamento das UAPI a fim de firmar futuras parceiras.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520