Programa de Reanimação Pediátrica da SBP capacita profissionais de saúde em Campo Grande

A Sociedade de Pediatria do Mato Grosso do Sul (SPMS) promoveu a capacitação de profissionais de saúde – entre pediatras, emergencistas e enfermeiros – no curso Pediatric Advanced Life Support (PALS), do Programa de Reanimação Pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O treinamento, realizado em Campo Grande (MS), nos dias 30 e 31 de março, teve como objetivo qualificar os especialistas para reconhecer precocemente e atender pacientes em situações de emergência.

De acordo com a instrutora estadual do PALS, dra. Delmina da Rocha, o curso foi concebido para dar aos alunos a oportunidade de adquirir e praticar sua proficiência, com base na sistematização de procedimentos divulgada pela American Heart Association (AHA).

“O PALS habilita o médico para atuar nos principais casos de urgência, como crises de arritmia, asma, insuficiência cardíaca, alterações hemodinâmicas e traumas. É fundamental que os pediatras busquem essa formação, pois situações com risco iminente de morte podem ocorrer inesperadamente, seja em ambiente intra e extra-hospitalar”, ressaltou.

O PROGRAMA – A metodologia educacional do curso tem como base central a simulação de casos. O método desenvolve as habilidades necessárias para o trabalho em equipe, assim como para a tomada de decisões médicas complexas.

Com duração total de 18 horas, as aulas teóricas e práticas foram ministradas pela coordenadora estadual do Programa, dra. Tânia Hildebrand, e pelos instrutores, dra. Christina Fleury Lajo; dra. Delmina da Rocha; dr. Fábio Lopes; dr. Mauro Moura; e dra. Silvia Reinheimer.

Entre os tópicos abordados, constam a “reanimação cardiopulmonar em crianças e lactentes”; “administração de oxigênio e manejo de vias aéreas”; “problemas respiratórios agudos”; “problemas circulatórios agudo”; “monitoração por eletroencefalograma”, entre outros.

PRÓXIMOS CURSOS – Novas edições do curso PALS no Mato Grosso do Sul estão programadas para os dias 27 e 28 de abril e 25 e 26 de maio. Em todo o País, somente nos três primeiros meses de 2019 foram capacitados cerca de 50 alunos. Desde sua criação, em 1998, o Programa de Reanimação Pediátrica da SBP emitiu mais de 13 mil certificados e atualmente conta com 19 polos de treinamento. Para mais informações, ACESSE AQUI O SITE DO PROGRAMA


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520