SBP prorroga prazo para inscrições no Concurso de Literatura


A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou nesta quinta-feira (7) uma retificação do edital do Concurso SBP de Literatura. Além de ampliar o prazo de inscrição até o dia 30 de abril de 2019, também foi excluído do regulamento o item 5, que tratava da quantidade mínima e máxima de caracteres para submissão das obras literárias.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A RETIFICAÇÃO DO EDITAL

Lançado no Dia das Crianças (12 de outubro), data em que também se festeja o Dia Nacional da Leitura, o Concurso SBP de Literatura tem como objetivo premiar pediatras-autores de livros de ficção, voltados para os públicos infantil e jovem. Os participantes devem ser pediatras regularmente inscritos na SBP e residentes no Brasil.

De acordo com a presidente da SBP e idealizadora da iniciativa, dra. Luciana Rodrigues Silva, os dois temas – pediatria e literatura – estão diretamente relacionados e nos fazem pensar sobre a importância da leitura para a formação de crianças e adolescentes. “Ler fomenta conhecimento, criatividade, imaginação. Ler também alimenta sonhos e ajuda na trilha em busca da cidadania. A literatura transforma e possibilita aos leitores descobrir mais sobre si, o outro e o mundo”, ressalta.

MODALIDADES – Estão habilitadas à concorrência obras de ficção, nos gêneros conto e novela, nas seguintes categorias: infantil – para leitores de até 11 anos; juvenil – de 12 a 19 anos; e adulto – com 19 anos ou mais. Os vencedores em cada segmento receberão franquia de inscrição, passagem aérea e hospedagem para participar do 39º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP), a ser realizado em Porto Alegre (RS), em outubro de 2019. Também ganharão diplomas de mérito pela conquista.

Somente um texto, em cada categoria, será contemplado com o prêmio principal. Além desses vencedores, a SBP poderá atribuir, a critério da Comissão Julgadora, outras duas menções honrosas por faixa, que receberão um diploma em reconhecimento pela qualidade do trabalho apresentado. Para esses concorrentes, não está prevista a franquia de inscrição ou cessão de passagens e hospedagem para o CBP.

Além dessas premiações, os selecionados pela Comissão Julgadora em cada categoria – ganhadores e donos de menções honrosa – terão seus originais diagramados e publicados em plataforma online mantida pela SBP. Maiores detalhes para participação no concurso constam em edital específico, que está disponível no site da SBP.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL

A Comissão Julgadora será composta por pediatras e especialistas em literatura e será mantido em segredo até a escolha do vencedor. O período de avaliação dos originais acontecerá até o dia 13 de setembro de 2019.

“Vamos identificar e valorizar a atuação de pediatras autores de livros para o público infantojuvenil. Se você é um pediatra autor, nos diga! Vamos organizar uma galeria de médicos autores, destacando cada obra e a união da literatura com a atenção à saúde de meninas e meninos brasileiros. Esta iniciativa precisa de seu apoio. Envie sua obra e estimule o hábito da leitura junto às crianças”, arrematou a presidente do SBP.

Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520