Sobape reforça cuidados para evitar acidentes com fogos de artifício

Para garantir a diversão com segurança neste São João, a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) reforça o alerta aos pais e responsáveis para manterem a vigilância sobre crianças e adolescentes, especialmente na manipulação de fogos de artifício.

“Não deixe seu filho manusear fogos de artifício sem a supervisão restrita, mesmo que já tenha feito isto outras vezes sem ​p​roblema​s​”, aconselha a pediatra Kátia Baptista Falcão. Apesar de aparência inofensiva, os “traques de massa” e “cobrinhas” também merecem observação rigorosa porque​ podem causar alergias respiratórias​, como alerta a pediatra.

“Esses fogos têm pólvora que podem se acumular nos dedos​,​ vão aos olhos e narinas​​ e podem causar queimaduras caso entrem em contato com o fogo. Uma ‘cobrinha’ pode fazer um estrago muito grande caso suba para o rosto ou entre pela perna da calça”, adverte.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), em 2016 foram registradas 108 internações nas unidades hospitalares do estado decorrentes de acidentes com a queima de fogos de artifício.

Em janeiro e fevereiro deste ano foram 18 casos. Em caso de acidente com queimaduras, a recomendação é lavar apenas com água limpa corrente. “Se for uma queimadura grave, lave com água, cubra com gaze molhada com água fria e leve para a emergência mais próxima”, orienta Kátia Baptista.

A Prefeitura de Salvador anunciou que este ano fará atendimento a vítimas de queimaduras no período junino nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, realizam esse serviço as UPAs de Valéria, Adroaldo Albergaria (Periperi), Pirajá, San Martin, Vale dos Barris, Brotas, Hélio Machado (Itapuã), Paripe e São Cristóvão, além dos Pronto Atendimentos (PAs) São Marcos, Alfredo Bureau (Marback), Edson Teixeira (Arenoso), Maria Conceição Santiago Imbassahy (Pau Miúdo) e Rodrigo Argolo (Tancredo Neves).

ALIMENTOS – Outra questão que os pais não devem ignorar é o consumo de alimentos em grãos,​ como milho e amendoim, que podem levar a sufocamento por aspiração nos bebês menores, principalmente naqueles que já estão engatinhando e podem pegar do chão ou de mesas mais baixas sem serem percebidos​, destaca a pediatra Kátia Baptista​. 

Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520