SOPERN apoia lançamento de Manual de Urgência e Emergências em Pediatria

A Liga Acadêmica de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAPED UFRN) lançou o Manual de Urgências e Emergências em Pediatria. O evento ocorreu no dia 15 de março na Associação Médica do Rio Grande do Norte com a parceria da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern) e contou com a presença de pediatras, professores, discentes e residentes de Pediatria. Na ocasião, foi realizada a palestra “Sarampo: desvendando essa ameaça”, ministrada pelo Prof. Dr. Kleber Luz.

Fruto de um trabalho realizado ao longo de dois anos, o Manual de Urgências e Emergências consta de diversos capítulos divididos por áreas temáticas, com mais de 250 páginas, com textos práticos e objetivos, além de diversos fluxogramas de atendimento. Conta com a participação de 21 autores, entre eles os drs. Leonardo Moura Ferreira de Souza e Frankyleide Santana Gomes.

“O Manual de Urgências e Emergências em Pediatria representa um tema que desperta grande interesse nos mais diversos seguimentos. Em um estágio mais avançado, o tema será alvo de interesse dos próprios pediatras e até mesmo médicos não pediatras, mas que, por razões diversas, atuam em serviços de urgência e emergência, onde são atendidas crianças e adolescentes”, declara o dr. Leonardo.

Com uma estrutura dividida em macro sessões – que vão desde a abordagem inicial do paciente a todas as emergências no âmbito pediátrico – com capítulos específicos separados por subtópicos bem direcionais para facilitar a leitura. Além disso, traz capítulos extras com temas especiais como maus tratos e violências sexuais.

De acordo com a Editora SANAR, responsável pela edição e publicação do Manual, já foram vendidos mais de 500 livros no primeiro trimestre de 2019, o que deixou seus autores bastantes satisfeitos.

"Foi com extrema satisfação que recebi o convite da Liga Acadêmica de Pediatria da UFRN para coordenar a elaboração deste Manual, um sonho meu e do dr. Leonardo que se concretizou e contribuirá para uma conduta uniforme nas urgências pediátricas da nossa capital", comemora a dra. Frankyleide.

APLICATIVO – Também foi lançado o PedAjuda, ferramenta digital que oferece suporte na prática clínica pediátrica. Ela será disponibilizada à comunidade acadêmica e profissionais médicos e tem o objetivo de auxiliar na prescrição dos principais medicamentos utilizados em Pediatria.

Além disso, traz no seu conteúdo tópicos importantes da Puericultura e, também, algumas das principais condutas em urgências e emergências em pediatria (asma, diarreia, cetoacidose diabética).

O aplicativo é um projeto vinculado à disciplina Internato em Pediatria I, desenvolvido pelos estudantes Jailson Regis, Jaime Diógenes, Lucas de Medeiros, Mateus Silva e Yan Junqueira, sob a orientação do professor dr. Leonardo Moura Ferreira de Souza.

*Com informações da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520