Sucesso absoluto de público e excelência científica marcam 39° Congresso Brasileiro de Pediatria

Mais de 6 mil participantes, 23 cursos pré-congresso, cerca de 450 palestrantes e mais de 500 conferências, mesas-redondas e simpósios. Esse é o impressionante saldo do 39º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP), realizado em Porto Alegre (RS), entre os dias 8 e 12 de outubro, pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS). 

“Todos esses grandiosos números refletem a força crescente da pediatria no Brasil. Durante cinco dias de intensa atividade e troca de experiências, a atual gestão da SBP discutiu com os especialistas – além das evidências científicas mais recentes – caminhos para a construção do futuro da especialidade, com foco numa assistência de alta qualidade, que priorize a saúde integral de crianças e adolescentes e disponha de recursos adequados para o bom exercício profissional”, afirmou a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.

O encerramento simbólico do evento aconteceu durante a mesa-redonda “Pediatria: ampliando ações”, coordenada pela presidente do 39º CBP, dra. Themis Reverbel da Silveira. Na ocasião, a especialista agradeceu a oportunidade de estar à frente do evento. “Foi uma grande honra compartilhar com os colegas dias de tanto aprendizado. Todas as discussões levantadas nesse encontro foram extremamente oportunas, especialmente por contar com a condução de professores de nível técnico exemplar e que são referência nas suas respectivas áreas”, pontuou. 

Em seu pronunciamento, a presidente da SPRS, dra. Cristina Targa, também avaliou a experiência do 39º CBP como extremamente positiva, enfatizando quesitos como pontualidade, sinalização e organização geral. “Foi, sem dúvida, um sucesso de público. A organização recebeu diversos elogios, uma demonstração de que a grande maioria dos participantes ficou satisfeita de ter vindo até Porto Alegre para vivenciar mais uma iniciativa elaborada pela SBP em prol dos seus associados”, disse.

Outra ação enaltecida foi a ampliação dos canais de interatividade entre a SBP e o público, por meio do aplicativo institucional da entidade, lançado durante o evento. Ao todo, mais de 3.500 participantes acompanharam a grade de atividades e outros conteúdos do 39º CBP pela ferramenta no celular, disponível para smartphones com sistema Android e iOS.

DEPOIMENTOS – Bastante elogiada pelos congressistas, a programação científica possibilitou a qualificação dos profissionais e aprimoramento das práticas para o dia a dia de atendimento em consultório, em consonância com as mais recentes recomendações em pediatria. Segundo a pediatra da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), dra. Simei Nhime, o evento superou suas expectativas. “Achei uma das edições mais bem organizadas, com tempo preciso destinado para a apresentação dos professores e participação da plateia. Algo essencial para esclarecer dúvidas e melhorar o aproveitamento das aulas”, frisou.

A residente de Pediatria da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), dra. Amanda Slomp, de Santa Catarina, ficou satisfeita com o comprometimento demonstrado pela SBP, ao definir “o pediatra do futuro” como tema central do evento.  “O enfoque esteve direcionado tanto nas inovações tecnológicas, quanto no resgate de posturas profissionais voltadas para uma medicina pautada em valores humanísticos. O 39 CBP foi muito assertivo ao apontar para o futuro, indicando novos rumos para a especialidade”, disse. 

Já o residente de Pediatria da Santa Casa de Misericórdia, dr. Caio Zanoni, de Campo Grande (MS), ressaltou como o congresso abrangeu diferentes áreas de atuação. “A ampla pluralidade de temas e apresentação de guidelines recentes certamente contribuiu muito para a minha atualização e competência profissional”.  

O encerramento, ocorrido em 12 de outubro – Dia da Criança e Dia Mundial de Cuidados Paliativos –, foi coroado ainda com a presença do pequeno Nicolas, de apenas quatro meses, que acompanhou sua mãe, a pediatra Luiza Doff, desde o primeiro dia do evento. A especialista compareceu ao 39º CBP no intuito de assistir ao 2° Simpósio Brasileiro de Aleitamento Materno, entre outras atividades, e ficou amplamente agraciada por conseguir vivenciar harmonicamente o 39° CBP ao lado do filho.

Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520