Nome do curso | Transporte Neonatal |
Organizador | Sérgio Tadeu Martins Marba (SP) e Jamil Pedro de Siqueira Caldas (SP) |
Objetivo | Capacitar médicos e enfermeiros a realizarem o transporte intra e inter-hospitalar do recém-nascido de alto risco de modo eficiente e seguro |
Carga Horária | 8 horas |
Número de vagas | 24 |
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Professores convidados | Sérgio Tadeu Martins Marba e Jamil Pedro de Siqueira Caldas (SP), Paulo de Jesus Hartmann Nader (RS), Marcia Gomes Penido Machado (MG), Giselda de Carvalho da Silva (RJ), Gustavo Benvenuti (RJ), Fabio Chaves Cardoso (RJ) e Lucia Candelária Arenas Vieira (RJ). |
Programa ( link)
08h00 – 08h15 (15 minutos) - Apresentação do curso
08h15 – 08h45 (30 minutos) - Pré-teste
08h45 – 09h45 (60 minutos) - Aula teórica: 10 etapas para o sucesso do transporte neonatal
09h45 – 10h45 (60 minutos) - Aula prática I: Etapas iniciais do transporte
10h45 – 11h00 (15 minutos) - Intervalo
11h00 – 12h30 (90 minutos) - Aula prática II: Entendendo os equipamentos
12h30 – 13h30 (60 minutos) - Intervalo
13h30 – 15h00 (90 minutos) - Aula prática III: Estabilização do recém-nascido para o transporte
15h00 – 15h15 (15 minutos) - Intervalo
15h15 – 16h45 (90 minutos) - Aula prática IV: Transporte propriamente dito
16h45 – 17h30 (45 minutos) - Pós-teste e encerramento
Certificado de aprovação: fornecido pelo PRN-SBP se presença integral no curso, nota mínima de 80% no pós-teste e nota mínima de 90% nas atividades práticas (validade até março de 2029).
A inscrição no curso não inclui o manual do Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco: Diretrizes SBP 2024, disponível na Secretaria do Programa de Reanimação Neonatal da SBP (11-3068.8595) ou [email protected]
Público-alvo: médicos, estudantes de 5º e 6º ano de medicina e enfermagem
Seguimento do prematuro: Novas evidências e estratégias para melhores desfechos | |
Organizador | Rita de Cássia Silveira (RS) e Renato S Procianoy (RS) |
Objetivo | - Compartilhar conhecimento atualizado e prático sobre seguimento do prematuro, com foco em impacto positivo nos desfechos clínicos e na qualidade de vida - Capacitar para organizar e implementar seguimento de forma custo-efetiva; |
Carga Horária | 8 horas |
Número de vagas | 30 |
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Professores convidados | Rita de Cassia Silveira, Renato Soibelmann Procianoy, Carolina Panceri e Karine da Rosa Pereira |
Programa link
Uma imersão prática no cuidado ao prematuro após a alta:
- Transforme seu olhar sobre o seguimento do prematuro.
- Curso teórico-prático com casos clínicos reais
8h30 – Abertura Rita de Cassia Silveira, Renato S. Procianoy, Carolina Panceri, Karine da Rosa Pereira. Explicação da dinâmica do curso teórico-prático.
09h00-09h40 – Como organizar o seguimento do prematuro: eleger prioridades é custo-efetivo? O impacto no resultado. Rita de Cassia Silveira
09h40–09h50 – Discussão
09h50-10h30 – Protocolos assistenciais na neonatologia qualificam e capacitam o seguimento após a alto do prematuro. Renato S Procianoy
10h30-10h40 – Discussão
10h40-11h00 Coffee-break.
11h00-11h40 – Preparando a alta da uti: o que é importante. Renato S Procianoy
11h40-11h50 – Discussão
11h50-12h30 – Problemas frequentes no seguimento após a alta e o impacto na qualidade de vida e mortalidade. Rita de Cassia Silveira
12h30-12h50 – Integração da equipe multidisciplinar na prática: pílulas do conhecimento para os casos clínicos. Carolina Panceri e Karine da Rosa Pereira
12h50-13h00 – Discussão
13h00-14h30 – Almoço
14h30-18h00– Casos Clínicos: da neonatologia ao ambulatório, aspectos práticos e inovações no cuidado do prematuro
14h30-16h00 – Caso Clinico 1
16h00-16h30 – Coffee-break.
16h30-18h00 – Caso Clínico 2
Nome do curso | ECOCARDIOGRAFIA FUNCIONAL |
Organizador | José Maria Andrade Lopes, Shahab Noori, Mahmood Ebrahimi |
Objetivo | Identificar utilidade do fECHO em vários cenários clínicos Entender como obter as visualizações 2D básicas do coração e realizar Doppler pulsado para medições simples Desenvolver uma compreensão sobre treinamento e questões práticas em fECHO |
Carga Horária | 8 horas |
Número de vagas | 30 |
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Professores convidados | Shahab Noori, Mahmood Ebrahimi, Fernando de Freitas Martins e Renata Bastos Lopes. |
Programa: Link
08h00-08h30 | Introdução e boas vindas. Uso do ecocardiograma funcionalna URTIN (Noori) |
08h30-09h00 | Princípios de ultrasonografia: 2D, Doppler espectral e colorido e modo M (Noori ou especialista local) |
09h00-10h00 | Visualizações de ecocardiografias padrão (Ebrahimi) |
10h00-10h15 | Coffee break |
10h15-11h00 | Avaliação da função sistólica e diastólica (Noori e/ou especialista locais) |
11h00-11h30 | Avaliação de significância hemodinâmica na PCA (Noori e/ou especialistas locais) |
11h30-12h00 | Avaliação da hipertensão pulmonar (Noori e/ou especialista local) |
12h00-13h00 | Almoço |
13h00-13h30 | Introdução à simulação |
13h30-15h45 15h45-16h00 | Simulação de eco e prática nos simuladores (6 Simuladores) Considerações finais / Discussão / Feedback (Noori, Ebrahimi, corpo docente / especialista local)
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Implantação e Manuseio de Cateteres Centrais de Inserção Periférica em Recém-Nascidos
Organizadoras:
Karla de Araújo do Espírito Santo Pontes
Marcelle Campos Araújo
Objetivo:
Capacitar profissionais da área da saúde, especialmente os atuantes em neonatologia, para a implantação segura e o manuseio adequado de cateteres centrais de inserção periférica (PICC) em recém-nascidos, promovendo a excelência na assistência, a redução de complicações e a padronização de condutas baseadas em evidências científicas e protocolos atualizados.
Carga horária:
8 horas
Número de vagas:
20
Professoras convidadas:
Adriana Teixeira Reis, Elzeni dos Santos Braga
Programação:
8h30 – Abertura - Karla de Araújo do Espírito Santo Pontes, Marcelle Campos Araújo, Adriana Teixeira Reis e Elzeni dos Santos Braga
09:00-09:30 – Considerações éticas e legais da terapia infusional com PICC – Adriana Reis
09:30-10:00 – Anatomia do sistema vascular – Adriana Reis
10:00-10:20 – Coffee-break.
10:20-11:00 – Avaliação do paciente pré-inserção; escolha do vaso para inserção e técnica de mensuração; prevenção e manejo da dor – Marcelle Campos
11:00-11:40 – Técnica de inserção do CCIP, fixação e primeiro curativo, avaliação radiológica – Elzeni Braga
11:40-12:20 – Manutenção do CCIP e eventos adversos na terapia infusional – Karla Pontes
12:20-13:30 – Almoço
13:30-14:30 – Ultrassom na inserção de cateter central de inserção periférica – aguardando confirmação
14:30-18:00 – Laboratório interativo (prática) - Karla de Araújo do Espírito Santo Pontes, Marcelle Campos Araújo, Adriana Teixeira Reis e Elzeni dos Santos Braga
Público-alvo:
Enfermeiros e médicos
08:00 - 12:00 Curso Pré-Congresso: CURSO DE ASSISTÊNCIA VENTILATÓRIA AO RECÉM-NASCIDO (05horas)
Organizador: CELSO MOURA REBELLO (SP)
Objetivos: Proporcionar aos profissionais de saúde que atuam na área neonatal a oportunidade de aprofundar e atualizar seus conhecimentos, com foco na abordagem prática e teórica do recém-nascido com insuficiência respiratória, visando a excelência na assistência ventilatória em neonatologia.
Carga Horária: 5 horas
Vagas: 80
Professores Convidados: MILTON HARUMI MIYOSHI (SP), RENATA SUMAN MASCARETTI (SP), JOÃO CESAR LYRA (SP), JOSÉ HENRIQUE SILVA MOURA (PE) e CELSO MOURA REBELLO (SP)
Dinâmica: Serão 4 estações práticas e uma hora de discussão com os alunos no final do curso.
Nome do curso: Desafios na Nutrição e Crescimento de Pré-termos
Organizador Maria Elizabeth Lopes Moreira e Maria Albertina Santiago Rego
Objetivo: Apresentar e fundamentar diretrizes com recomendações de nutrição enteral e parenteral no componente hospitalar do cuidado neonatal e monitoramento do crescimento pós-natal do pré-termo, de acordo com o fenótipo clínico e evolução neonatal
Carga Horária: 2 horas
Número de vagas: 60
Professores convidados Maria Elizabeth Lopes Moreira e Maria Albertina Santiago Rego
14:00-14:30 Nutrição Enteral: quando começar, o que usar e como monitorar
14:30-15:00: Nutrição Parenteral da evidência à prática: situação no Brasil
15:00-15:30 Monitorização do Crescimento Pós-Natal do Pré-termo: o papel das curvas de crescimento
15:30-16:00: Curvas de Crescimento: como escolher uma curva
Nome do curso | Intubação Neonatal Digital |
Organizador | José Henrique Moura |
Objetivo | Apresentar e treinar a técnica de intubação digital em manequins demostrando aplicabilidade em situações de intubação difícil. |
Carga Horária | 2 horas |
Número de vagas | 20 |
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Professores convidados | José Henrique Moura e Mariana Bastos |
Programa link
16:00-17:00 Aula teórica Histórico
17:00-17:30 Oficina de habilidade manual
17:30-18:00 Intubação digital manequim
18:00 Encerramento
Nome do curso | Integrando CCIH e equipe assistencial para prevenção e controle das taxas de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e microrganismos multirresistentes |
Organizador | Rosana Rangel e Alberto Chebabo |
Objetivo | - Apresentar os critérios de IRAS de notificação compulsória - Demonstrar as taxas brasileiras - O estado da arte para prevenir e controlar as IRAS mais prevalentes (infecção primária da corrente sanguínea associada a cateter central) e a disseminação de MM - Surtos: definição e controle - Entendendo o antibiograma (BrCast)
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Carga Horária | 3h |
Número de vagas | 40 |
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Professores convidados | Rosana Rangel e Alberto Chebabo |
Programa link
Aula teórica com questionamentos à plateia.
Apresentação e discussão de casos clínicos
O futuro da Genética clínica já chegou: Como aplicar na prática neonatal | |
Organizador | Dafne Dain Gandelman Horovitz |
Objetivo | - Atualização de profissionais de saúde sobre os avanços da genética e suas aplicações no dia a dia da prática clínica. - Detecção precoce e prevenção de doenças genéticas através de temáticas que abordam exames pré-concepcionais, pré-natais e triagem neonatal. - Identificação de estratégias diagnósticas mais ágeis no recém-nascido de risco, sempre com o foco no diagnostico, tratamento e quando disponível a prevenção de complicações associadas. |
Carga Horária | 4h |
Número de vagas | 100 |
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Professores convidados | Dafne Horowitz e Carolina Fischinger Moura Souza |
Programa link
Tema 1 – Atenção: pode ter causa genética e ser tratável! O diagnóstico correto é fundamental para o manejo e prognostico.
RN com hipoglicemia
RN hipotônico
RN com acidose metabólica
RN com hidropsia
RN com cardiomiopatia
Tema 2 – investigação em genética médica – atualização. Desmistificando os exames genéticos
Exames genéticos da avaliação dismorfológica, cariótipo, array, exoma e EIM
Tema 3 - Triagem neonatal: ontem, hoje e o futuro: abordagem no SUS e privado e a importância do diagnóstico precoce no prognostico
Tema 4 - A importância do médico geneticista no processo reprodutivo. Aconselhamento genético de casais (prospectivo e retrospectivo) – serão abordados exames pre concepcionais, rastreamento de heterozigotos, importância do aconselhamento genético na gestação em casos de fetos malformados ou com doenças genéticas, orientações para documentação visando não perder diagnostico em caso de natimortos e neomortos.
Nome do curso | Reunião técnica: Matriz de Competências e EPAs- Entrustable Professional Activities em Neonatologia nos Programas de Residência Médica em Pediatria Neonatal |
Organizador | Maria Marta Regal De Lima Tortori e Maria Albertina Santiago Rego |
Objetivo | Discutir métodos de ensino e avaliação de programas de residência médica em Neonatologia a partir de matriz de competências publicadas em 2024 (em desenvolvimento) |
Carga Horária | 4 horas |
Número de vagas | 30 |
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Professores convidados | Em construção |
Programa preliminar em desenvolvimento: link
08:00-08:15: Boas-vindas e Contextualização
08:15-09:00: Apresentação e Discussão da Matriz de Competências para Residência Médica em Pediatria - Area de Atuação em Neonatologia, Resolução CNRM 2024, Brasil
09:00-10:00: EPAS em Programas de Residência Médica em Pediatria Neonatal e Perinatologia – recomendações internacionais
10:00-11:00: EPAS em Programas de Residências em Pediatria Area de Atuação Neonatologia– experiencias no Brasil
11:00-12:00 – Alinhamentos Finais
Nome do curso | Fórum de Políticas Públicas em Neonatologia e Perinatologia – SBP e MS-Brasil: Gestão de macroprocessos em Rede de Atenção à Saúde Materno-Feto-Neonatal-Pediátrica e microprocessos na Unidade de Perinatologia |
Organizador | Maria Albertina Santiago Rego Maria Auxiliadora de Sousa Mendes Gomes |
Objetivo |
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Carga Horária | 4h |
Número de vagas | 60 |
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Professores convidados |
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Programa link
Em construção: Horário e descritivo do Forum
Nome do curso | Oficina de CPAP de bolhas |
Organizador | Guilherme Mendes Sant´Anna |
Objetivo |
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Carga Horária | 4h |
Número de vagas | 120 |
Programa | Criar link |
Professores convidados | Guilherme Mendes Sant´Anna (coordenador), Marcela Soares, Karina Segatto, Reanata Kuntz, Marlou Dalri, Lidiane Nayara |
Programa link
08h30-09h00 - História do bubble CPAP
09h00- 09h30 - Nem todos CPAP são iguais. Porque usar Bubble CPAP?
09h30-10h00 - Protocolo para uso de bubble CPAP na sala de parto e na UTI: como fazer & implementar e como & quando parar?
10h00-10h30 - Experiência de Centros Internacionais com bubble CPAP: resultados clínicos -
10h30-11h30 - Experiências no Brasil:
Brasília – Fisioterapeuta Marcela Soares:
Rio do Sul –. Marlou Dalri
Bento Gonçalves – Fisioterapeuta Karina Segatto:
Pato Branco – Renata Kuntz:
Prática nos Manequins – Fixação das prongas e do Sistema
Mesa A – 11h30-12h30 (Marcela Soares, fisioterapeuta - Brasília)
Mesa B – 11h30-12h30 (Karina Segatto, fisioterapeuta – Bento Goncalves)
Mesa C – 11h30-12h30 (Renata Kuntz, médica – Pato Branco)
Mesa D – 11h30-12h30 (Lidiane Nayara, enfermeira - Londrina)
Nome do curso | Administração de Surfactante pela técnica minimamente invasiva |
Organizador | Walusa Assad Gonçalves-Ferri |
Objetivo | Treinamento teórico-prático de técnica minimamente invasiva (LISA) |
Carga Horária | 4 horas |
Número de vagas | 20 |
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Professores convidados | Sarah Melgaço e Walusa Assad Gonçalves-Ferri |
Programa: link
14h00-14h15 - Abertura do Curso
14:15-14:30 - Aula e demonstração técnica
14:30-15:00 - Colóquio (Perguntas e Respostas)
15:00-15:30 - Intervalo
15:30-16:00 - Prática Assistida com simuladores e supervisionada
16:00-16:30 - Colóquio final e encerramento
Nome do curso | Abordagem da via aérea difícil em neonatologia |
Organizador | Romy Schmidt Brock Zacharias |
Objetivo | O Curso possibilita adquirir conhecimento teórico e prático para atuação em situações clínicas de via aérea neonatal: - Capacitar para o manejo imediato do paciente neonatal com Via Aérea Difícil (VAD) garantindo a segurança no reconhecimento e abordagem deste paciente -Permitir que o aluno reconheça e aprenda a utilizar de forma adequada os equipamentos e técnicas disponíveis para o atendimento do recém-nascido com VAD. |
Carga Horária | 4 horas |
Número de vagas | 24 vagas |
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Professores convidados | Romy Zacharias e Renata Yoshida |
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Programa link
1) Aula teórica (1 hora)
Particularidades da via aérea e fisiologia respiratória do recém-nascido.
Definição de via aérea difícil no período neonatal.
Classificação de via aérea difícil.
Indicações e técnicas de intubação traqueal.
Uso de pré-medicação para intubação traqueal.
Equipamentos disponíveis para abordagem da via aérea difícil.
Fluxograma do manejo da via aérea difícil da sala de parto a unidade neonatal.
Transporte do recém-nascido com VAD
2) Demonstração Prática (2 horas)
Estações praticas com demonstração dos equipamentos e simulação de casos clínicos:
- Laringoscopia ótima
- Equipamentos supra glóticos e infra glóticos
- Videolaringoscopia
- Cricotireoidostomia
3) Simulação de uma situação clínica de VAD. (30min)
Nome do curso | Introdução a Cuidados Paliativos em Perinatologia e Neonatologia |
Organizador | Maria Augusta B. C. Gibelli |
Objetivo | Proporcionar aos profissionais de saúde que atuam na área de neonatologia a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em cuidados paliativos perinatais e neonatais, planejamento do cuidado durante a gestação, na sala de parto, na UTI neonatal e após a alta. |
Carga Horária | 4h |
Número de vagas | 40 |
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Professores convidados | Jussara de Lima e Souza, Laura de Fatima Afonso Dias, Maria Augusta B.C.Gibelli, Christianne Terra de Oliveira Azevedo. |
Programa link
Público-alvo: Profissionais de saúde
Nome do curso | Workshop UTI Neonatal Neurológica |
Organizador | Gabriel Fernando Todeschi Variane |
Objetivo | Capacitar profissionais no reconhecimento precoce e manejo avançado de condições neurológicas críticas em recém-nascidos, por meio da integração de inovações tecnológicas como a holografia, o monitoramento multimodal e estratégias de cuidado centrado no neurodesenvolvimento, promovendo decisões clínicas mais precisas e a prevenção de lesões cerebrais evitáveis. |
Carga Horária | 4h |
Número de vagas | 40 |
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Professores convidados | Gabriel Variane, Mauricio Magalhães, Alexandre Netto e Danieli Kimura Leandro |
Programa: link
Programa:
08h00-08h10 - Abertura e Boas vindas
08h10-08h35 - Atualizações na Triagem e Manejo do paciente com Asfixia Perinatal
09h35-09h00 - Exame de Sarnat & Sarnat: dicas práticas de como realizar o exame neurológico com apoio da holografia
09h00-09h25 - Convulsão Neonatal - do Diagnóstico ao Tratamento
09h25-09h40 - Discussão e Perguntas
09h40-10h00 - Coffee break
10h00-10h25 - Monitoramento Multimodal Neurológico do paciente crítico: prevenindo lesão cerebral
10h25-10h50 - Ambiência e o impacto no Neurodesenvolvimento
10h50-11h00 - Discussão e Perguntas
Estações práticas:
11h00-11h25 - Conduzindo o paciente em Hipotermia Terapêutica
11h25-11h50 - Convulsão Neonatal: identificando os movimentos suspeitos de crises
11h50-12h00 - Encerramento
Nome do curso | Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos em Neonatologia |
Organizador | Roseli Calil |
Objetivo | Capacitar profissionais da saúde envolvidos na assistência neonatal para implantar ou participar do programa de gerenciamento de antimicrobianos (PGA), visando a otimização do uso dos antimicrobianos e melhoria dos desfechos clínicos, através da discussão multidisciplinar dos casos de infecção e monitoramento do uso de antimicrobianos na Unidade Neonatal. |
Carga Horária | 4h |
Número de vagas | 100 |
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Professores convidados | Fábio de Araujo Motta, Maria Regina Bentlin e Bianca Sestren |
Programa link
Atividade 1 - Como implantar um Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos (PGA) em Neonatologia: Aplicação prática das recomendações da ANVISA
Atividade 2 – Como otimizar a terapêutica antimicrobiana em recém-nascidos: Discussão multidisciplinar de casos clínicos desafiadores:
Atividade 3 – Monitoramento do uso de antimicrobianos em Unidades Neonatais: Como construir um painel de indicadores aplicados à neonatologia?