Cursos pré-congresso
  • Nome do curso

    Transporte Neonatal

    Organizador

    Sérgio Tadeu Martins Marba (SP) e Jamil Pedro de Siqueira Caldas (SP)  

    Objetivo

    Capacitar médicos e enfermeiros a realizarem o transporte intra e inter-hospitalar do recém-nascido de alto risco de modo eficiente e seguro

    Carga Horária

    8 horas

    Número de vagas

    24

     

     

    Professores convidados

    Sérgio Tadeu Martins Marba e Jamil Pedro de Siqueira Caldas (SP), Paulo de Jesus Hartmann Nader (RS), Marcia Gomes Penido Machado (MG), Giselda de Carvalho da Silva (RJ), Gustavo Benvenuti (RJ), Fabio Chaves Cardoso (RJ) e Lucia Candelária Arenas Vieira (RJ).


    Programa ( link)
    08h00 – 08h15 (15 minutos) - Apresentação do curso
    08h15 – 08h45 (30 minutos) - Pré-teste
    08h45 – 09h45 (60 minutos) - Aula teórica: 10 etapas para o sucesso do transporte neonatal
    09h45 – 10h45 (60 minutos) - Aula prática I: Etapas iniciais do transporte
    10h45 – 11h00 (15 minutos) - Intervalo
    11h00 – 12h30 (90 minutos) - Aula prática II: Entendendo os equipamentos
    12h30 – 13h30 (60 minutos) - Intervalo
    13h30 – 15h00 (90 minutos) - Aula prática III: Estabilização do recém-nascido para o transporte
    15h00 – 15h15 (15 minutos) - Intervalo
    15h15 – 16h45 (90 minutos) - Aula prática IV:  Transporte propriamente dito
    16h45 – 17h30 (45 minutos) - Pós-teste e encerramento

    Certificado de aprovação: fornecido pelo PRN-SBP se presença integral no curso, nota mínima de 80% no pós-teste e nota mínima de 90% nas atividades práticas (validade até março de 2029).

    A inscrição no curso não inclui o manual do Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco: Diretrizes SBP 2024, disponível na Secretaria do Programa de Reanimação Neonatal da SBP (11-3068.8595) ou [email protected]  

    Público-alvo: médicos, estudantes de 5º e 6º ano de medicina e enfermagem

  • Nome do curso

    Seguimento do prematuro: Novas evidências e estratégias para melhores desfechos

    Organizador

    Rita de Cássia Silveira (RS) e Renato S Procianoy (RS)

    Objetivo

    - Compartilhar conhecimento atualizado e prático sobre seguimento do prematuro, com foco em impacto positivo nos desfechos clínicos e na qualidade de vida

    - Capacitar para organizar e implementar seguimento de forma custo-efetiva;
    - Demonstrar como estruturar protocolos que priorizam intervenções de maior impacto, otimizando recursos e ampliando resultados.
    -Promover a prática baseada em casos reais e interativos
    - Oferecer uma tarde de simulações clínicas em grupos pequenos, com supervisão de especialistas e foco em abordagem multiprofissional.
    - Explorar soluções para desafios clínicos comuns ao prematuro no seguimento : como doenças respiratórias, distúrbios alimentares, desenvolvimento neuropsicomotor e reinternações.

    Carga Horária

    8 horas

    Número de vagas

    30

     

     

    Professores convidados

    Rita de Cassia Silveira, Renato Soibelmann Procianoy, Carolina Panceri e Karine da Rosa Pereira






    Programa  link

     Uma imersão prática no cuidado ao prematuro após a alta:
    - Transforme seu olhar sobre o seguimento do prematuro.

    - Curso teórico-prático com casos clínicos reais


    8h30 – Abertura Rita de Cassia Silveira, Renato S. Procianoy, Carolina Panceri, Karine da Rosa Pereira. Explicação da dinâmica do curso teórico-prático.

    09h00-09h40 – Como organizar o seguimento do prematuro: eleger prioridades é custo-efetivo? O impacto no resultado.   Rita de Cassia Silveira

    09h40–09h50 – Discussão

    09h50-10h30 – Protocolos assistenciais na neonatologia qualificam e capacitam o seguimento após a alto do prematuro.  Renato S Procianoy

    10h30-10h40 – Discussão

    10h40-11h00 Coffee-break.

    11h00-11h40 – Preparando a alta da uti: o que é importante. Renato S Procianoy

    11h40-11h50 – Discussão

    11h50-12h30 – Problemas frequentes no seguimento após a alta e o impacto na qualidade de vida e mortalidade. Rita de Cassia Silveira

    12h30-12h50 – Integração da equipe multidisciplinar na prática: pílulas do conhecimento para os casos clínicos. Carolina Panceri e Karine da Rosa Pereira

    12h50-13h00 – Discussão

    13h00-14h30 – Almoço

    14h30-18h00– Casos Clínicos: da neonatologia ao ambulatório, aspectos práticos e inovações no cuidado do prematuro

    14h30-16h00 – Caso Clinico 1

    16h00-16h30 – Coffee-break.

    16h30-18h00 – Caso Clínico 2

  • Nome do curso

    ECOCARDIOGRAFIA FUNCIONAL

    Organizador

    José Maria Andrade Lopes, Shahab Noori, Mahmood Ebrahimi

    Objetivo

    Identificar utilidade do fECHO em vários cenários clínicos

    Entender como obter as visualizações 2D básicas do coração e realizar Doppler pulsado para medições simples 

    Desenvolver uma compreensão sobre treinamento e questões práticas em fECHO

    Carga Horária

    8 horas

    Número de vagas

    30

     

     

    Professores convidados

    Shahab Noori, Mahmood Ebrahimi, Fernando de Freitas Martins e Renata Bastos Lopes.


    Programa: Link

    08h00-08h30

    Introdução e boas vindas. Uso do ecocardiograma funcionalna URTIN (Noori)

    08h30-09h00

    Princípios de ultrasonografia: 2D, Doppler espectral e colorido e modo M (Noori ou especialista local)

    09h00-10h00

    Visualizações de ecocardiografias padrão (Ebrahimi)

    10h00-10h15

    Coffee break

    10h15-11h00

    Avaliação da função sistólica e diastólica (Noori e/ou especialista locais)

    11h00-11h30

    Avaliação de significância hemodinâmica na PCA (Noori e/ou especialistas locais)

    11h30-12h00

    Avaliação da hipertensão pulmonar (Noori e/ou especialista local)

    12h00-13h00

    Almoço

    13h00-13h30

    Introdução à simulação

    13h30-15h45

    15h45-16h00

    Simulação de eco e  prática nos simuladores (6 Simuladores)

    Considerações finais / Discussão / Feedback (Noori, Ebrahimi, corpo docente / especialista local)

     

     

     

  • Implantação e Manuseio de Cateteres Centrais de Inserção Periférica em Recém-Nascidos

    Organizadoras:

    Karla de Araújo do Espírito Santo Pontes

    Marcelle Campos Araújo

    Objetivo:

    Capacitar profissionais da área da saúde, especialmente os atuantes em neonatologia, para a implantação segura e o manuseio adequado de cateteres centrais de inserção periférica (PICC) em recém-nascidos, promovendo a excelência na assistência, a redução de complicações e a padronização de condutas baseadas em evidências científicas e protocolos atualizados.

    Carga horária:

    8 horas

    Número de vagas:

    20

    Professoras convidadas:

    Adriana Teixeira Reis, Elzeni dos Santos Braga

    Programação:

    8h30 – Abertura - Karla de Araújo do Espírito Santo Pontes, Marcelle Campos Araújo, Adriana Teixeira Reis e Elzeni dos Santos Braga

    09:00-09:30 – Considerações éticas e legais da terapia infusional com PICC – Adriana Reis

    09:30-10:00 – Anatomia do sistema vascular – Adriana Reis

    10:00-10:20 – Coffee-break.

    10:20-11:00 – Avaliação do paciente pré-inserção; escolha do vaso para inserção e técnica de mensuração; prevenção e manejo da dor – Marcelle Campos

    11:00-11:40 – Técnica de inserção do CCIP, fixação e primeiro curativo, avaliação radiológica – Elzeni Braga

    11:40-12:20 – Manutenção do CCIP e eventos adversos na terapia infusional – Karla Pontes

    12:20-13:30 – Almoço

    13:30-14:30 – Ultrassom na inserção de cateter central de inserção periférica – aguardando confirmação

    14:30-18:00 – Laboratório interativo (prática) - Karla de Araújo do Espírito Santo Pontes, Marcelle Campos Araújo, Adriana Teixeira Reis e Elzeni dos Santos Braga

    Público-alvo:

    Enfermeiros e médicos

  • 08:00 - 12:00 Curso Pré-Congresso: CURSO DE ASSISTÊNCIA VENTILATÓRIA AO RECÉM-NASCIDO (05horas)

    Organizador: CELSO MOURA REBELLO (SP)

    Objetivos: Proporcionar aos profissionais de saúde que atuam na área neonatal a oportunidade de aprofundar e atualizar seus conhecimentos, com foco na abordagem prática e teórica do recém-nascido com insuficiência respiratória, visando a excelência na assistência ventilatória em neonatologia.

    Carga Horária: 5 horas

    Vagas: 80

    Professores Convidados: MILTON HARUMI MIYOSHI (SP), RENATA SUMAN MASCARETTI (SP), JOÃO CESAR LYRA (SP), JOSÉ HENRIQUE SILVA MOURA (PE) e CELSO MOURA REBELLO (SP)

    Dinâmica: Serão 4 estações práticas e uma hora de discussão com os alunos no final do curso.

  • Nome do curso: Desafios na Nutrição e Crescimento de Pré-termos

    Organizador Maria Elizabeth Lopes Moreira e Maria Albertina Santiago Rego

    Objetivo: Apresentar e fundamentar diretrizes com recomendações de nutrição enteral e parenteral no componente hospitalar do cuidado neonatal e monitoramento do crescimento pós-natal do pré-termo, de acordo com o fenótipo clínico e evolução neonatal

    Carga Horária: 2 horas

    Número de vagas: 60

    Professores convidados Maria Elizabeth Lopes Moreira e Maria Albertina Santiago Rego


    14:00-14:30 Nutrição Enteral: quando começar, o que usar e como monitorar

    14:30-15:00: Nutrição Parenteral da evidência à prática: situação no Brasil

    15:00-15:30 Monitorização do Crescimento Pós-Natal do Pré-termo: o papel das curvas de crescimento

    15:30-16:00: Curvas de Crescimento: como escolher uma curva

  • Nome do curso

    Intubação Neonatal Digital

    Organizador

    José Henrique Moura

    Objetivo

    Apresentar e treinar a técnica de intubação digital em manequins demostrando aplicabilidade em situações de intubação difícil.

    Carga Horária

    2 horas

    Número de vagas

    20

     

     

    Professores convidados

    José Henrique Moura e Mariana Bastos


    Programa link

    16:00-17:00 Aula teórica Histórico

    17:00-17:30 Oficina de habilidade manual

    17:30-18:00 Intubação digital manequim

    18:00 Encerramento

  • Nome do curso

    Integrando CCIH e equipe assistencial para prevenção e controle das taxas de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e microrganismos multirresistentes

    Organizador

    Rosana Rangel e Alberto Chebabo

    Objetivo

    - Apresentar os critérios de IRAS de notificação compulsória

    - Demonstrar as taxas brasileiras

    - O estado da arte para prevenir e controlar as IRAS mais prevalentes (infecção primária da corrente sanguínea associada a cateter central) e a disseminação de MM

    - Surtos: definição e controle

    - Entendendo o antibiograma (BrCast)

     

    Carga Horária

    3h

    Número de vagas

    40

     

     

    Professores convidados

    Rosana Rangel e Alberto Chebabo


    Programa link

    Aula teórica com questionamentos à plateia.

    Apresentação e discussão de casos clínicos


  • Nome do curso

    O futuro da Genética clínica já chegou: Como aplicar na prática neonatal

    Organizador

    Dafne Dain Gandelman Horovitz

    Objetivo

    - Atualização de profissionais de saúde sobre os avanços da genética e suas aplicações no dia a dia da prática clínica.

    - Detecção precoce e prevenção de doenças genéticas através de temáticas que abordam exames pré-concepcionais, pré-natais e triagem neonatal.

    - Identificação de estratégias diagnósticas mais ágeis no recém-nascido de risco, sempre com o foco no diagnostico, tratamento e quando disponível a prevenção de complicações associadas.
    - Abordagem de novas tecnologias: O futuro já chegou com as novas tecnologias em genética e estar familiarizado com tais estratégias torna-se cada vez mais essencial nas boas práticas médicas.

    Carga Horária

    4h

    Número de vagas

    100

     

     

    Professores convidados

    Dafne Horowitz e Carolina Fischinger Moura Souza


    Programa link

    Tema 1 – Atenção: pode ter causa genética e ser tratável! O diagnóstico correto é fundamental para o manejo e prognostico.

    RN com hipoglicemia

    RN hipotônico

    RN com acidose metabólica

    RN com hidropsia

    RN com cardiomiopatia

    Tema 2 – investigação em genética médica – atualização. Desmistificando os exames genéticos

    Exames genéticos da avaliação dismorfológica, cariótipo, array, exoma e EIM

    Tema 3 - Triagem neonatal: ontem, hoje e o futuro: abordagem no SUS e privado e a importância do diagnóstico precoce no prognostico

    Tema 4 - A importância do médico geneticista no processo reprodutivo. Aconselhamento genético de casais (prospectivo e retrospectivo) – serão abordados exames pre concepcionais, rastreamento de heterozigotos, importância do aconselhamento genético na gestação em casos de fetos malformados ou com doenças genéticas, orientações para documentação visando não perder diagnostico em caso de natimortos e neomortos.

  • Nome do curso

    Reunião técnica: Matriz de Competências e EPAs- Entrustable Professional Activities em Neonatologia nos Programas de Residência Médica em Pediatria Neonatal

    Organizador

    Maria Marta Regal De Lima Tortori e Maria Albertina Santiago Rego

    Objetivo

    Discutir métodos de ensino e avaliação de programas de residência médica em Neonatologia a partir de matriz de competências publicadas em 2024 (em desenvolvimento)

    Carga Horária

    4 horas

    Número de vagas

    30

     

     

    Professores convidados

    Em construção


    Programa preliminar em desenvolvimento: link

    08:00-08:15: Boas-vindas e Contextualização

    08:15-09:00: Apresentação e Discussão da Matriz de Competências para Residência Médica em Pediatria - Area de Atuação em Neonatologia, Resolução CNRM 2024, Brasil

    09:00-10:00: EPAS em Programas de Residência Médica em Pediatria Neonatal e Perinatologia – recomendações internacionais

    10:00-11:00: EPAS em Programas de Residências em Pediatria Area de Atuação Neonatologia– experiencias no Brasil

    11:00-12:00 – Alinhamentos Finais


  • Nome do curso

    Fórum de Políticas Públicas em Neonatologia e Perinatologia – SBP e MS-Brasil: Gestão de macroprocessos em Rede de Atenção à Saúde Materno-Feto-Neonatal-Pediátrica e microprocessos na Unidade de Perinatologia

    Organizador

    Maria Albertina Santiago Rego

    Maria Auxiliadora de Sousa Mendes Gomes

    Objetivo

     

    Carga Horária

    4h

    Número de vagas

    60

     

     

    Professores convidados

     

    Programa link

    Em construção: Horário e descritivo do Forum


  • Nome do curso

    Oficina de CPAP de bolhas

    Organizador

    Guilherme Mendes Sant´Anna

    Objetivo


    • Descrever a história do bubble CPAP desde o primeiro sistema usado em 191, até os dias de hoje
    • Explicar e demonstrar as evidências que nem todos os sistemas de CPAP são iguais e porque usar Bubble CPAP, suas vantagens mecânicas e fisiológicas. 
    • Descrever o protocolo para uso de bubble CPAP na sala de parto e na UTI, mostrando como fazer & implementar e como & quando parar.
    • Mostrar os resultados clínicos de centros Internacionais com uso de protocolos de bubble CPAP e as experiências de UTINS no Brasil. 

    Carga Horária

    4h

    Número de vagas

    120

    Programa

    Criar link

    Professores convidados

    Guilherme Mendes Sant´Anna (coordenador), Marcela Soares, Karina Segatto, Reanata Kuntz, Marlou Dalri, Lidiane Nayara


    Programa link

    08h30-09h00 - História do bubble CPAP

    09h00- 09h30 - Nem todos CPAP são iguais. Porque usar Bubble CPAP? 

    09h30-10h00 - Protocolo para uso de bubble CPAP na sala de parto e na UTI: como fazer & implementar e como & quando parar?  

    10h00-10h30 - Experiência de Centros Internacionais com bubble CPAP: resultados clínicos -

    10h30-11h30 - Experiências no Brasil:

    Brasília – Fisioterapeuta Marcela Soares:

    Rio do Sul –. Marlou Dalri

    Bento Gonçalves – Fisioterapeuta Karina Segatto:

    Pato Branco –  Renata Kuntz:

     

    Prática nos Manequins – Fixação das prongas e do Sistema

     Mesa A – 11h30-12h30 (Marcela Soares, fisioterapeuta - Brasília)

    Mesa B – 11h30-12h30 (Karina Segatto, fisioterapeuta – Bento Goncalves)

    Mesa C – 11h30-12h30 (Renata Kuntz, médica – Pato Branco)

    Mesa D – 11h30-12h30 (Lidiane Nayara, enfermeira - Londrina)

  • Nome do curso

    Administração de Surfactante pela técnica minimamente invasiva

    Organizador

    Walusa Assad Gonçalves-Ferri

    Objetivo

    Treinamento teórico-prático de técnica minimamente invasiva (LISA)

    Carga Horária

    4 horas

    Número de vagas

    20

     

     

    Professores convidados

    Sarah Melgaço e Walusa Assad Gonçalves-Ferri


    Programa: link

    14h00-14h15 - Abertura do Curso

    14:15-14:30 - Aula e demonstração técnica

    14:30-15:00 - Colóquio (Perguntas e Respostas)

    15:00-15:30 - Intervalo

    15:30-16:00 - Prática Assistida com simuladores e supervisionada

    16:00-16:30 - Colóquio final e encerramento


  • Nome do curso

    Abordagem da via aérea difícil em neonatologia

    Organizador

    Romy Schmidt Brock Zacharias

    Objetivo

    O Curso possibilita adquirir conhecimento teórico e prático para atuação em situações clínicas de via aérea neonatal:

    - Capacitar para o manejo imediato do paciente neonatal com Via Aérea Difícil (VAD) garantindo a segurança no reconhecimento e abordagem deste paciente

    -Permitir que o aluno reconheça e aprenda a utilizar de forma adequada os equipamentos e técnicas disponíveis para o atendimento do recém-nascido com VAD.

    Carga Horária

    4 horas

    Número de vagas

    24 vagas

     

     

    Professores convidados

    Romy Zacharias e Renata Yoshida

     

     

    Programa link

    1) Aula teórica (1 hora)

    Particularidades da via aérea e fisiologia respiratória do recém-nascido.

    Definição de via aérea difícil no período neonatal.

    Classificação de via aérea difícil.

    Indicações e técnicas de intubação traqueal.

    Uso de pré-medicação para intubação traqueal.

    Equipamentos disponíveis para abordagem da via aérea difícil.

    Fluxograma do manejo da via aérea difícil da sala de parto a unidade neonatal.

    Transporte do recém-nascido com VAD

    2) Demonstração Prática (2 horas)

    Estações praticas com demonstração dos equipamentos e simulação de casos clínicos:

    - Laringoscopia ótima

    - Equipamentos supra glóticos e infra glóticos

    - Videolaringoscopia

    - Cricotireoidostomia

     3) Simulação de uma situação clínica de VAD. (30min)

  • Nome do curso

    Introdução a Cuidados Paliativos em Perinatologia e Neonatologia

    Organizador

     Maria Augusta B. C. Gibelli

    Objetivo

     Proporcionar aos profissionais de saúde que atuam na área de neonatologia a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em cuidados paliativos perinatais e neonatais, planejamento do cuidado durante a gestação, na sala de parto, na UTI neonatal e após a alta.

    Carga Horária

    4h

    Número de vagas

    40

     

     

    Professores convidados

    Jussara de Lima e Souza, Laura de Fatima Afonso Dias, Maria Augusta B.C.Gibelli, Christianne Terra de Oliveira Azevedo.


    Programa link

    1. Planejamento do Cuidado antes do parto nos diferentes cenários
    2. Cuidados Paliativos em UTI neonatal: Qualidade de vida após a alta
    3. Tomada de decisão no limite de viabilidade
    4. Esperança no contexto de recém-nascidos de “prognóstico reservado”

    Público-alvo: Profissionais de saúde




  • Nome do curso

    Workshop UTI Neonatal Neurológica

    Organizador

    Gabriel Fernando Todeschi Variane

    Objetivo

    Capacitar profissionais no reconhecimento precoce e manejo avançado de condições neurológicas críticas em recém-nascidos, por meio da integração de inovações tecnológicas como a holografia, o monitoramento multimodal e estratégias de cuidado centrado no neurodesenvolvimento, promovendo decisões clínicas mais precisas e a prevenção de lesões cerebrais evitáveis.

    Carga Horária

    4h

    Número de vagas

    40

     

     

    Professores convidados

    Gabriel Variane, Mauricio Magalhães, Alexandre Netto e Danieli Kimura Leandro


    Programa: link

    Programa:

    08h00-08h10 - Abertura e Boas vindas
    08h10-08h35 - Atualizações na Triagem e Manejo do paciente com Asfixia Perinatal
    09h35-09h00 - Exame de Sarnat & Sarnat: dicas práticas de como realizar o exame neurológico com apoio da holografia
    09h00-09h25 - Convulsão Neonatal - do Diagnóstico ao Tratamento
    09h25-09h40 - Discussão e Perguntas
    09h40-10h00 - Coffee break
    10h00-10h25 - Monitoramento Multimodal Neurológico do paciente crítico: prevenindo lesão cerebral
    10h25-10h50 - Ambiência e o impacto no Neurodesenvolvimento
    10h50-11h00 - Discussão e Perguntas
    Estações práticas:
    11h00-11h25 - Conduzindo o paciente em Hipotermia Terapêutica
    11h25-11h50 - Convulsão Neonatal: identificando os movimentos suspeitos de crises
    11h50-12h00 - Encerramento

  • Nome do curso

    Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos em Neonatologia

    Organizador

    Roseli Calil

    Objetivo

    Capacitar profissionais da saúde envolvidos na assistência neonatal para implantar ou participar do programa de gerenciamento de antimicrobianos (PGA), visando a otimização do uso dos antimicrobianos e melhoria dos desfechos clínicos, através da discussão multidisciplinar dos casos de infecção e monitoramento do uso de antimicrobianos na Unidade Neonatal.

    Carga Horária

    4h

    Número de vagas

    100

     

     

    Professores convidados

    Fábio de Araujo Motta, Maria Regina Bentlin  e Bianca Sestren


    Programa link

    Atividade 1 - Como implantar um Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos (PGA) em Neonatologia: Aplicação prática das recomendações da ANVISA

    Atividade 2 – Como otimizar a terapêutica antimicrobiana em recém-nascidos: Discussão multidisciplinar de casos clínicos desafiadores:

    • RN exposto ao risco infeccioso
    • Manejo de antimicrobianos em RN com sepse e lesão renal aguda
    • Ajuste de antimicrobianos a partir da dosagem sérica
    • Adequação do antimicrobianos em casos de sepse por bactéria multidroga resistente (MDR).

    Atividade 3 – Monitoramento do uso de antimicrobianos em Unidades Neonatais: Como construir um painel de indicadores aplicados à neonatologia?



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