Publicado/atualizado: novembro/2025
Grupo de trabalho de Saúde e Espiritualidade em Pediatria
O que é Espiritualidade? É a maneira que os indivíduos buscam significado e propósito na vida, assim como, o modo que expressam sua conexão com si próprio, com o outro, com a natureza e com o transcendente.
O que é Religião? A religião é o sistema organizado de crenças, práticas, rituais e símbolos designados para facilitar o acesso ao sagrado, ao transcendente, amparados pela crença de um grupo de fiéis que se identificam com esta organização religiosa.
O que é Religiosidade? É o quanto um indivíduo acredita, segue e pratica uma religião. Pode ser organizacional (frequência nas atividades da religião que professa) ou não organizacional (meditar, orar, ler e estudar seus livros sagrados de forma privada).
A religião nos conecta com nossa espiritualidade? A religião pode ser uma das formas de se conectar com a espiritualidade.
Precisamos ter religião para nos conectar com nossa Espiritualidade? Não precisamos! Existem outras formas como a música por sua linguagem única e universal, que nos tranquiliza e acalma, possibilita um estado de conexão conosco mesmo. A meditação e o contato com a natureza também facilitam essa conexão, sem a influência da religião.
E a criança pequena, que não tem religião e isso ainda não tem um significado para ela, como se conecta com sua espiritualidade? Pela sintonia afetiva com a mãe, ou com a pessoa que represente o papel da figura materna para a criança.
A partir de que momento na vida temos informação do início da Espiritualidade? Desde a vida intrauterina.
Percebemos a espiritualidade da criança pequena (lactente)? Sim. Estudos científicos apontam que as crianças pequenas são muito influenciadas pela mudança de humor de sua mãe, e que isso pode impactar no seu desenvolvimento cerebral pela ação hormonal, com aumento do cortisol (hormônio do estresse) que inclusive poderá interferir no seu estado de sono e vigília. Daí a importância de estarmos atentos a sintonia da criança ao estado emocional e espiritual de sua mãe, que se reflete no comportamento infantil.
Nossa espiritualidade é acessada nos momentos de dificuldade? Quando estamos em situação de estresse, ansiosos, enfrentando momentos difíceis, é por meio da conectividade com a nossa espiritualidade que buscamos força e respostas aos nossos questionamentos. Todas as religiões, por definição, têm o papel de nos ligar ao transcendente. Para muitos, é através da religião que acessamos a nossa espiritualidade. Aprendemos, desde pequenos, nas famílias que professam alguma religião ou crença, sobre a existência de um Deus, Divindade, Criador, Força Superior. E nos ensinaram também os valores e princípios de vida que nos conectam à Divindade, e que podemos nos comunicar com ela através da oração ou prece. Aprendemos os princípios e os valores de maior significado ao indivíduo, a reconhecer o bem, honestidade, solidariedade, gratidão, caridade, perdão e o amor. Há liberdade de escolha, mas a certeza de que nossas ações trarão consequências e teremos que nos responsabilizar pelos nossos atos. Os exemplos e os ensinamentos de nossos pais e familiares amigos poderão ser também, nos momentos de dificuldade, a referência de uma opção de caminho. Os valores da família assimilados na infância nos impactam de forma positiva ou negativa, eventualmente, por toda vida.
E nos bebês e crianças pequenas, como é acessada sua espiritualidade? Para eles, a sua conexão é com sua mãe. Essa conexão é muito forte, se iniciou na vida intrauterina e prossegue no ciclo da nossa vida. Nos momentos de dificuldade essa conexão se fará com aqueles que nos marcaram amorosa e positivamente. Ao buscarmos a lembrança do abraço nos protegendo, dos conselhos, ensinamentos, das suas interferências por nós, sentimos sua presença e a falta que sua ausência física nos causa. As lembranças felizes retornam e nos facilitam o acesso à nossa espiritualidade.