carregando...

Cuiabá recebe o 16º Fórum da Academia

Reportagem 17/11/2015

Logo FORUM 2015-1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

_MG_6354(1)
Dr. José Martins Filho

O “estresse tóxico e a perda de vínculo” é o tema da palestra do presidente da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), José Martins Filho, que abrirá o 16º Fórum “As transformações da família e da sociedade e seu impacto na infância e juventude”, marcado para os dias 19 e 20 de novembro, em Cuiabá (MT).

- Sabemos que as crianças que são bem acolhidas, com mãe e pai presentes, escola, afeto, tendem a ter desenvolvimento melhor do ponto de vista neuropsicológico do que aquelas que sofrem estresse tóxico. Essas enfrentam sequelas deixadas pela falta de cuidados adequados ou mesmo pelo abandono. São inúmeras as alterações possíveis, manifestadas em seu desenvolvimento cerebral, inclusive com diminuição de sinapses neuronais e interferência no funcionamento do cérebro. A longo prazo, isso pode ser traduzido em agressividade, dificuldade escolar, em diferentes problemas sociais.

Interesse social

BPS_3601
Dr. Euze Carvalho

Gratuitos e dirigidos à comunidade, os fóruns são uma “prestação de serviço” da SBP, elaborada e coordenada pela Academia – órgão de aconselhamento e assessoramento da diretoria da Sociedade, define José Dias Rego, acadêmico responsável pela coordenação. Eventos itinerantes, são sempre organizados por uma filiada.

Na edição, Euze Márcio Souza Carvalho, presidente da Sociedade Matogrossense de Pediatria (Somape), convidou pais, professores, juízes, desembargadores, representantes do Ministério Público, psicólogos, enfermeiros, jornalistas e médicos, dentre outros profissionais. Organizado para que todos participem efetivamente, o Fórum tem como objetivo que, ao final, seja elaborado um documento às autoridades. “Queremos sensibilizar os poderes competentes para políticas públicas que beneficiem as crianças e os adolescentes”, salienta.

dias-rego-2015
Dr. Dias Rego

Serão palestras e mesas-redondas com temas de interesse social, especialmente os que vêm se tornando prioritários “com as recentes mudanças ocorridas na sociedade moderna, como a violência”, destaca Dias Rego. No programa, estão assuntos como “A mídia, a família e a sociedade”; “o papel dos órgãos controladores e reguladores”, “papel do pediatra” e o da sociedade civil organizada.

Pioneiro na área, o acadêmico e coordenador do Fórum apresentará “aspectos biopsicossociais do aleitamento materno”, abordando as vantagens desde a facilitação da nutrição até a prevenção da obesidade e da hipertensão arterial, além das fundamentais questões emocionais envolvidas. O Fórum vai assinalar a necessária atenção à mulher e o apoio que precisa receber no parto, no nascimento do filho e na amamentação – palavra que, no latim clássico significa “educação”, salienta.

Homenageado

Dr. José Rubens do Amaral Zaitune
Dr. José Rubens do Amaral Zaitune

A 16º edição do Fórum da ABP homenageia o professor José Rubens do Amaral Zaitune, da Universidade de Cuiabá, ex-presidente da Somape e diretor da SBP, entidade que representou no Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (Conanda).

Inscrições

Cerca de 500 profissionais já garantiram sua vaga no evento, que ocorrerá no Teatro do Cerrado/Professora Zulmira Canavarros/Assembleia Legislativa/ Centro Político e Administrativo (à Avenida André Maggi, nº 6, Cuiabá/MT). Veja aqui a programação completa e faça sua inscrição pelo site www.forumabp.com.br !