carregando...

Vinte respostas para dilemas que os pais enfrentam ao educar os filhos

Saiu na imprensa 13/11/2015

veja-sp

Especialistas dão dicas sobre qual o melhor momento para entrar na escola, fazer esportes, ganhar mesada, falar sobre sexo, entre outras

Por Lika Rodrol – 10 de novembro de 2015

Os tempos mudaram, mas as preocupações de pais e mães sobre como educar os filhos continuam e até ganharam reforço. Com a chegada da tecnologia, em que crianças nascem praticamente usando celular e computador, às vezes fica difícil lidar com algumas situações.

[…] 19) Comer com garfo e faca

“Com sete, oito meses, a alimentação do bebê já é composta por alimentos sólidos e a mamãe irá oferecer a comida de colherzinha. Entre 9 e 12 meses, ele vai querer comer sozinho, mas é incapaz de manusear a colher, garfo e faca corretamente. Esse é o momento de deixar a criança pegar a comida com a mão, mesmo que faça sujeira. Isso faz parte do aprendizado, do desenvolvimento, da cognição. Não há uma idade definida para o uso de garfo e faca. Irá acontecer quando a criança apresentar domínio em segurá-los, que pode ser a partir dos 18 meses”, explica Tadeu Fernando Fernandes, presidente do Departamento de Pediatria Ambulatorial, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Leia Mais