carregando...

Alergia e Imunologia nas aulas EAD

SBP em Ação 19/05/2016

canstockphoto15616875

Assista, ao vivo, às 19h, na sexta-feira, dia 20!

logo eadO Programa de Educação Continuada à Distância da SBP (EAD) apresenta, na próxima sexta-feira, 20 de maio, temas selecionados pelo Departamento Científico (DC) de Alergia e Imunologia sobre “doenças muito prevalentes na infância e que fazem parte do dia a dia do pediatra”, como destaca o presidente do DC, Pérsio Roxo Júnior. Realizado pela SBP desde 2003, o Programa tem crescido e se modernizado, com tecnologia que garante mais qualidade e acesso facilitado, inclusive com o App para dispositivos móveis.

Próxima transmissão ao vivo

– Dia 20 de maio, sexta-feira, às 19h.                                     

 Temas e comentários

  • Tratamento das imunodeficiências primárias com gamaglobulinas.

As imunodeficiências primárias são doenças genéticas que afetam um ou mais setores da resposta imunológica, atingindo aproximando uma em cada 2000 crianças. De acordo com o setor da resposta imunológica comprometida, podem ser classificadas em humorais (envolvendo imunoglobulinas), celulares (envolvendo células T), combinadas (envolvendo as duas anteriores), fagocíticas e do sistema complemento. Na apresentação, será feita uma ampla revisão sobre as indicações do uso das gamaglobulinas nas imunodeficiências primárias, abordando também seus eventos adversos.

  • Dificuldades diagnósticas em alergia alimentar mediada por IgE.

Alergia alimentar é um tipo de reação adversa a alimentos, com envolvimento de mecanismo imunológico. Afeta aproximadamente entre 3 e 6% da população pediátrica e tem a proteína do leite de vaca como seu principal agente causal. Nessa apresentação, serão abordadas as manifestações clínicas da alergia alimentar mediada por IgE, com enfoque principal nos seus métodos diagnósticos, como teste cutâneo de hipersensibilidade imediata, dosagem de IgE específica para alérgenos alimentares e testes de provocação oral.

  • Diagnóstico e tratamento de urticária aguda.

Urticária aguda é um quadro de início abrupto, sendo a forma de urticária mais frequente na faixa etária pediátrica. Pode ocorrer isoladamente ou ser acompanhada de angioedema. Infecções são a causa mais frequente em crianças, mas outras devem também ser pesquisadas, como alimentos ou medicamentos. Nessa apresentação, serão abordados os principais métodos diagnósticos e o manejo medicamentoso, tanto em nível domiciliar como hospitalar.

Palestrantes 

  • Pérsio Roxo Júnior (Presidente do Departamento Científico de Alergia e Imunologia da SBP, coordenador do Serviço de Imunologia e Alergia Pediátrica do Hospital das Clínicas e docente do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo).
  • Hélio Miguel Lopes (Integra o DC de Alergia e Imunologia da SBP, presidente do Comitê de Alergia e Imunologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul/SPRS e coordenador do Núcleo de Dispensação de Fórmulas Nutricionais da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul).

Para participar

Basta ser associado em dia com suas obrigações com a SBP, acessar sua conta em “Programa de Atualização à Distância” e fazer a sua inscrição, clicando na aula desejada.

Se você ainda não tem o aplicativo, pode baixá-lo e terá acesso mais rápido e facilitado nos dispositivos móveis.  O download para Android e IOS é gratuito e pode ser encontrado nas lojas Play Store e App Store (busque “SBP EAD WebCast”).

Atenção

A Biblioteca Virtual (BV) reúne 135 palestras. As aulas ao vivo ocorrem sempre às sextas-feiras e entram na BV na quarta-feira seguinte.

Pontos pela CNA!

O Programa EAD é dirigido aos associados que estão em dia com suas obrigações com a SBP e conta pontos para a atualização dos títulos e certificados pela CNA. Para obter a pontuação, o aluno deve realizar os pós-testes que ficam disponíveis após as aulas ao vivo e receber média sete em cada um, com 70% de aprovação no semestre. Participe, acompanhe e terá feito um curso de pediatria completo, atualizado e interativo!

CNA