carregando...

ANS inicia discussão para criação do fator de qualidade para médicos

SBP em Ação 16/06/2016

DSC_0056

Em 14 de junho, o diretor de Defesa Profissional da Associação Paulista de Medicina e da Sociedade Brasileira de Pediatria, Marun David Cury (foto acima), participou de reunião na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em São Paulo, para debater o estabelecimento de indicadores para a eventual criação do Fator de Qualidade (Qualis) para profissionais médicos. Recentemente, o Qualis foi oficialmente instituído para clínicas e hospitais, estando hoje em processo de implementação dos processos. 

O encontro na ANS teve ativa participação da dra. Martha de Oliveira, diretora de Desenvolvimento Setorial da Agência. A discussão girou em torno dos critérios para a formatação do Fator de Qualidade para o trabalho do médico, sobre quais serão os indicadores de conformidade e os de qualidade. 

O que preponderou como valor foi o Título de Especialista concedido pelas Sociedades Médicas, atualização permanente, avaliação e desfechos da prática diária. Foi sugerido que se envie aos médicos um questionário para diagnóstico de situação profissional, além de vídeoaulas e cursos online de desenvolvimento contínuo.  

Houve ainda a definição de que será constituída uma comissão com representantes de todas as sociedades de especialidades e entidades médicas para dar prosseguimento aos debates. 

Tal como ocorreu com hospitais e clínicas, a ANS promoverá audiências públicas com todos os envolvidos para dar prosseguimento às discussões e receber sugestões, objetivando delinear, a várias mãos, o Qualis para os médicos da saúde suplementar.