carregando...

CANP em Minas e planos de ampliação

Departamentos Científicos 28/06/2016
canp2016-MG
Na primeira fila, da esquerda para a direita, os drs. Virgínia Weffort, Flávio Capanema e Joel Lamounier.

A SBP realizou mais uma edição do Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica (CANP), no último final de semana, em Belo Horizonte (MG). Participaram 40 profissionais, entre médicos e residentes de Juiz de Fora, Divinópolis, Alfenas, Viçosa, Vazante e Belo Horizonte. Os instrutores foram Joel Lamounier, Flávio Capanema e Virgínia Weffort, que acaba de assumir a coordenação do Curso. “A avaliação dos participantes foi muito positiva, com solicitação de mais tempo de curso, para abordagem de alguns dos assuntos”, informa. Segundo o dr. Joel, a edição foi muito rica, teve presença de pediatras mais experientes e também de residentes, “em uma ótima oportunidade de diálogo e esclarecimento de dúvidas”. 

Em dois dias e 16 horas, as aulas abordaram diversos aspectos da nutrição, bem como a discussão de casos clínicos. Dentre os assuntos, “avaliação da condição nutricional”, “aleitamento materno”, “alimentação complementar”, “alimentação do pré-escolar, do escolar e do adolescente”, “obesidade e síndrome metabólica”, “seguimento ambulatorial do recém-nascido pré-termo: enfoque nutricional”, “alergia ao leite de vaca”, “desnutrição energético-protéica”. seguimento nutricional” e “deficiência de micronutrientes”. O programa é reavaliado anualmente, incorporando sempre as novas descobertas da área. 

De acordo com a dra. Virgínia, a ideia é continuar oferecendo o Curso não apenas nas capitais, mas também no interior. Além disso, a coordenadora quer ampliar o programa, com o CANP 2 (Avançado) destinado aos que já realizaram o primeiro (Nutrição básica) e abordando a situação de crianças com doenças relacionadas, como as gastrointestinais, e também aquelas que sofrem com neuropatias, cardiopatias, dentre outras situações. 

Os interessados, devem solicitar o CANP às filiadas, às quais cabe repassar o pedido à diretoria da SBP.  Os próximos serão realizados em julho, dias 8 e 9 em Porto Alegre (RS) e 15 e 16 de em Caxias (RS). Para agosto, estão planejados para os dias 5 e 6 em Santarém (PA) e 18 e 19 e Teresina (PI). Dr. Joel lembra que o canal de interação continua aberto com a SBP e dúvidas podem ser enviadas ao Departamento de Nutrologia.  Clique aqui e veja a agenda completa.