carregando...

CANP planeja ampliação

SBP em Ação 08/01/2016

Fofo CANP

“Estamos finalizando uma ampla atualização de todas as aulas do Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica (CANP)”, informa Roseli Sarni, coordenadora científica, juntamente com Fabíola Suano de Souza. Entre os desafios de 2016, está a ampliação do número de pediatras treinados e a intensificação da divulgação para residentes – especialmente nos locais onde não existe Nutrologia como especialidade e/ou há pouca informação ministrada durante a residência. “Como estratégia, vamos encaminhar o livro do curso e cartas aos chefes de Departamento de várias universidades”, adianta.

Também entre as novidades, está o CANP Obesidade, que será lançado em dois formatos – virtual e presencial, com duração de oito horas. “Para esse ano, programamos fazer três”, diz.  Os instrutores “estão super motivados” e querem realizar o curso “em várias cidades distantes dos grandes centros”, salienta também. Em 2015, para atender à grande demanda, muito presente na Região Norte, mas também em outros locais, houve em 2015 a inclusão dos novos instrutores Adelma Figueiredo (RR), Jamila Luciana da Luz (RO), Mônica Moretzshon (RJ) e Denise Miyakawa (PR).

Em novembro, 40 especialistas, entre coordenadores e instrutores, se reuniram em São Paulo.  Eduardo da Silva Vaz esteve presente, assim como os diretores Dennis Burns, dos Departamentos Científicos, e Ercio Amaro de Oliveira Filho, de Cursos e Eventos. “Como as regiões têm peculiaridades, necessidades diferentes, o encontro anual tem como objetivo trocar experiências. Nele, os materiais são avaliados e as informações mais recentes da área incorporadas, aprimorando as apostilas”, explica Rosely Sobral, coordenadora técnico-administrativa.

Mais de dois mil já treinados

Desde 2011, o CANP já treinou mais de dois mil pediatras em 88 edições realizadas em 41 cidades, de todas as regiões. “Neste momento em que a obesidade infantil se tornou uma epidemia no País, é extremamente importante que o pediatra esteja bem treinado nessa área”, salienta o presidente da SBP, frisando também que esse é um curso abrangente, com o diferencial de ter sido elaborado pelos especialistas em nutrologia da Sociedade, para atender à demanda do pediatra”.

O curso na sua cidade

O curso é dado em geral em dois dias, com carga horária de 16 horas que, dependendo da necessidade, podem ser fracionadas. É realizado a partir da solicitação das filiadas e a agenda de 2016 já está sendo elaborada. Os interessados devem procurar a sua sociedade estadual.