carregando...

Congresso Brasileiro de Pediatria reunirá professores de vários países.

SBP em Ação 29/09/2015

brasileiro2015_capa

Ainda há vagas para os cursos pré-Congresso

O 37º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP) ocorrerá entre os dias 12 e 16 de outubro, no Riocentro, Rio de Janeiro, reunindo cerca de 270 conferencistas e palestrantes do País e do exterior. A programação científica é abrangente; contempla os mais importantes temas da pediatria e das áreas de atuação da especialidade. A expectativa é que compareçam cerca de cinco mil profissionais. O evento é realizado pela SBP em parceria com a Soperj.

Nas conferências e mesas-redondas serão abordados assuntos como “insuficiência e deficiência de vitamina D e massa óssea”, “vitaminas e imunidade”, “adolescente com doença crônica”, genética, “morte súbita na infância”, triagem neonatal, “prevenção da aterosclerose”, “prevenção de acidentes”, “o estresse e a queda de imunidade”, atividades físicas, imunodeficiências, emergências urológicas, “atenção à criança em risco de violência familiar”, doenças neurológicas, alimentação saudável, “o doente crônico e os cuidados paliativos”, “novos desafios da puericultura”, “uso racional de antibióticos”, dentre outros.

- Vamos falar sobre prevenção e sobre o tratamento das patologias mais prevalentes em crianças e adolescentes, e salientar questões como a saúde mental e o bem-estar físico e emocional. Nosso objetivo é que o paciente como um todo seja visto pelo pediatra. Também discutiremos sobre o atendimento ambulatorial de puericultura na rede privada – adianta Edson Ferreira Liberal, presidente do Congresso.

Valorizar a pediatria é preciso

O CBP trará ainda o I Fórum Internacional de Educação Pediátrica – que reunirá lideranças da América do Sul, dos Estados Unidos e da Europa – para debater o novo Currículo Pediátrico Global e a Residência em Pediatria de três anos. O evento será no dia 14 de outubro. Na pauta, o atual cenário para o exercício da pediatria:

- A nova formação já está sendo implantada no Brasil e na Argentina”, frisa Eduardo da Silva Vaz.  Segundo o presidente da SBP, o intuito do Fórum é projetar e consolidar avanços na formação qualificada do pediatra, de maneira a valorizar a pediatria e atender às demandas da sociedade moderna e globalizada.

As inscrições antecipadas com desconto no CBP deverão ser realizadas até o próximo dia 30 de setembro e podem ser parceladas em até três vezes no cartão de crédito. As vagas são limitadas e mais de 80% foram preenchidas. Reservas podem ser feitas pelo www.sbp.com.br ou pelo www.cbpediatria.com.br/.

Cursos pré-Congresso e oficinas

Ainda já vagas em alguns dos cursos que ocorrerão no dia 12 de outubro. São eles: “Cardiologia para o Pediatra”, “Desenvolvimento Neuropsicomotor”, “Imagem do Tórax em Pediatria – O que você precisa saber”, “Otoscopia, Nutrologia: desafios frequentes na prática pediátrica”, “Atualização em imunizações”, “Osteoped”.

Haverá também atividades gratuitas para os congressistas, mas com vagas limitadas e condicionadas à presença no local e hora pré-definidos com no mínimo 10 min de antecedência. Estão entre elas a oficina “As histórias são importantes para a saúde das crianças”.

Simpósios de Dematologia e Medicina do Adolescente

O Simpósio Internacional de Dermatologia Pediátrica ocorrerá nos dias 12 e 13 de outubro. Dentre os temas programados estão “erupção vesicular associada à dermatite atópica”, “Escabiose e Pediculose“, “Úlcera genital em lactentes – desafio diagnóstico” e “Dermatoses neonatais persistentes”. O encontro reunirá especialistas brasileiros e de países como Inglaterra, Estados Unidos, Argentina e Peru. Segundo Kerstin Taniguchi Abagge, presidente do evento, um dos destaques será a conferência do professor John Harper, do Institute of Child Health, da University College London.

O Riocentro receberá também o I Simpósio de Medicina do Adolescente, nos dias 14 e 15, com caráter multidisciplinar. O programa contempla mesas-redondas como “Avanços na condução de casos de excesso de peso na adolescência”, “Sexualidade e saúde reprodutiva na adolescência” e “Redução da Maioridade Penal”. O evento tem na presidência a dra. Katia Telles Nogueira, do Departamento Científico da Adolescência da SBP.

Estrutura e prazo para inscrições

Para receber o público foram planejadas salas amplas e confortáveis, além de banheiros para comportar o público mais de 70% feminino. As inscrições para o Congresso são realizadas pelo site do evento. Após gerar o boleto, o pagamento deverá ser efetuado no dia do evento, pois estará sujeito a disponibilidade de vagas.