carregando...

Coral e Teatro da Pediatria na 14ª Semana Nacional de Museus

SBP em Ação 25/05/2016

coral-abp2016-2

Seguindo a tradição, o Memorial da Pediatria Brasileira Lincoln Freire participou, na última sexta-feira (20), na Hebraica (RJ), da 14º Semana Nacional, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Parte do tema geral do ano, “Paisagens Culturais”, o Coral e o Grupo de Teatro da Pediatria Brasileira, fizeram uma apresentação conjunta sobre pescadores.  “Escolhemos falar de suas vidas, realizações, desejos, temores, com músicas de Dorival Caymmi, como ‘É doce morrer no mar’, ‘Canoeiro’ e ‘Morena do Mar”, informa a maestrina Alice Ramos Sena. “Mas também apresentamos Herbert Vianna, com ‘Lanterna dos Afogados’, que trata da vida das mulheres dos pescadores e outras canções queridas dos pequenos cantores”, diz. 

No caso do Grupo de Teatro, contando histórias populares e engraçadas, a apresentação foi criada a partir de trechos do filme-documentário “5 X Chico – o velho e sua gente”, da produtora “3 Tabela Filmes”, lançado em circuito nacional, em dezembro de 2015, explica a diretora artística Marília Martins.  Com um público numeroso, a noite contou ainda com a participação do Coral do Tijuca Tênis Clube, que também sob a batuta de Alice Ramos Sena, cantou um pout pourri de Cirandas, do folclore nacional, entre outras canções. Ao final, “Se a gente grande soubesse”, de Billy Blanco, reuniu todas as vozes.

O Coral e o Grupo de Teatro são integrados por crianças e adolescentes, organizados pela Academia Brasileira de Pediatria (ABP) e coordenados pelos drs. Dias Rego e Reinaldo Martins, respectivamente. A Semana Nacional ocorre desde 2003 e marca o Dia Internacional dos Museus.

Coral 07-abp2016