carregando...

Cuiabá é sede da IV Jornada de Actualizaciòn em Salud Integral del Adolescente

SBP em Ação 02/03/2016

canstockphoto17460423

 O departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em ação conjunta com a Confederação de Adolescência e Juventude Ibero-americana, da Itália e do Caribe (CODAJIC), a Liga de Pediatria e Neuropediatria da UFMT, a Faculdade de Medicina da Unic e a Sociedade Brasileira de Pediatria, promove a IV Jornada de Actualizaciòn em Salud Integral del Adolescente em Cuiabá (MT).

O evento, que ocorrerá dias 11 e 12 de março, visa dar continuidade ao programa iniciado em março de 2013, reconhecendo os principais problemas dos adolescentes para níveis individuais e da população, incentivando os participantes em habilidades de aprendizagem por meio de processos inovadores para a formação e qualificação de competências, e promover estilos de vida saudáveis, prevenindo comportamentos de risco.

Tem como objetivo proporcionar um espaço de reflexão sobre a formação e abordagem abrangente para os / as adolescentes. Destacam-se como temas principais:

• Política de adolescência e juventude. Práticas inclusivas. Direitos.
• Reféns crianças. Guarda compartilhada. Alienação parental.
• Abordagem do adolescente na consulta clínica. Imunização.
• Adolescentes em risco: vícios, violência, transtornos alimentares, saúde mental, desenvolvimento e comportamento na adolescência, vulnerabilidade e delinquência.
• Adolescente e sexualidade: abordagem na consulta, escola e família.
• Atualização de endocrinologia do adolescente: baixa estatura e hormônio de crescimento, obesidade, diabetes, tireopatias.
• Meio ambiente – efeitos adversos à saúde do adolescente.
• Publicidade e Propaganda.

Público-alvo:

Pediatras e clínicos gerais, Pediatras que atuam na Atenção Primária, Pediatras com área de Atuação em Adolescência, Pediatras com outras áreas de atuação e Endocrinologistas. Enfermeiros (as), Nutricionistas. Equipe Multiprofissional de Saúde, Profissionais das áreas de Educação e Justiça, Médicos Residentes, Estudantes de Medicina e de outros cursos de graduação na área de Saúde e Justiça.

Total de participantes: em torno de 250 pessoas.

Mais informações: http://www.codajic.org/node/1652 

Professores convidados internacionais já confirmados:

Piernicola Garofalo. Palermo /Itália
Monica Borile. RN / Argentina
Sandra Isabel Fariña. Rolón.Paraguay
Giuseppe Raiola Catanzaro / Itália
Sonja Caffe. OPS / Washington
Mario Jesús Casas López / La Habana- Cuba
Angelica Lupo Milano / Itália
Ronald Perez- El Salvador
Rolando Gonzales- Bolívia