carregando...

Diretoria apresenta relatório de gestões ao Conselho Superior

SBP em Ação 12/10/2015

relat-gestao

Dez serviços brasileiros já oferecem Residência Médica em Pediatria de três anos. O conteúdoé compatível com o novo Currículo Global. Outros onze vão começar em 2016. A atualização dará mais segurança ao jovem pediatra no dia a dia e valorizará a profissão. A SBP luta por isso há dez anos.Essa e outras informações estão no Relatório Institucional de Gestões, que a diretoria apresenta, nesta segunda-feira, 12 de outubro, no Rio de Janeiro, às 14 horas, durante a reunião do Conselho Superior da instituição.

Gráficos, tabelas e outras informaçõesrevelam o crescimento consistentee a força de uma Sociedade,que hoje reúne cerca de 22 mil associados.O Projeto Médico Residente e as 20 Ligas acadêmicas cadastradas demonstram perfil de renovação. Além do TEP e sempre em conjunto com instituições afins, a SBP emite 21 certificados de áreas de atuação.Diferentes expressões da medicina são contempladas nos 28 Departamentos e 03 Grupos de Apoio científicos. Da neonatologia até a Medicina Esportiva e a do Sono, a da Dor e a Paliativa.

Livros, publicações impressas e online também são editadas pela Sociedade. No portal – recentemente modernizado e com mais de 200 mil visualizações mensais –, o leitor dispõe do Jornal de Pediatria, do SBP Ciência, da revista Residência Pediátrica, do SBP Notícias, do SBP Amamentação e do Conversando com o Pediatra.O Tratado de Pediatria, já na terceira edição, tem 3.640 páginas e dois volumes. Há manuais e consensos elaborados pelos Departamentos para profissionais da saúde.Semanalmente e em edições especiais, o associado recebe o SBP Correio, com as últimas notícias

O Programa de Reanimação Pediátrica vem sendo ampliado e o de Reanimação Neonatal, que este ano lançou site, tem 866 instrutores, vários cursos e presença cada vez maior em todas as regiões do País. A EAD oferece aulas mensais interativas, arquivo virtual e acesso por celulares e outros dispositivos móveis. O Pronap é um sucesso. Convênios são estabelecidos com instituições estrangeiras. Congressos e outros eventos são áreas de crescimento e organização cada vez maiores.

A SBP lidera mobilizações em defesa dos pediatras. Conquistou o Atendimento Ambulatorial em Puericultura no sistema privado e luta para levá-lo ao SUS. Com tudo isso, consultórios vem sendo reabertos, ao mesmo tempo em que o atendimento à população ganhaem qualidade. Campanhasvitoriosas e projetos de lei defendem pediatras e seus pacientes.Com total autonomia financeira e pediatras que trabalham voluntariamente, a Sociedade Brasileira de Pediatria retira da união de seus associados a força de sua grandeza. 

Leia aqui o Relatório.