carregando...

Florianópolis recebe o XV Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica

SBP em Ação 08/04/2016

pneumologia-fibrosis-neumalogia2015

Com palestrantes do Brasil e do exterior, o XV Congresso de Pneumologia Pediátrica apresentará as mais relevantes descobertas da área no tratamento de doenças respiratórias. O evento ocorrerá de 13 a 16 de abril, em Florianópolis (SC), juntamente com o XV Congreso de la Sociedad Latinoamericana de Neumología Pediátrica (Solanep) e o XV Congreso Latinoamericano de Fibrosis Quística. “Estarão presentes 80 professores da América Latina especialmente convidados, além de outros 20 dos principais nomes da pneumologia pediátrica de outros países”, informa Gilberto Fischer, presidente do Congresso da Solanep.

Dentre os estrangeiros, estão especialistas como Andrew Bush, do National Heart and Lung Institute, da Inglaterra, que irá discorrer sobre pneumonias intersticiais; Fernando D. Martinez, da University of Arizona, dos EUA, que abordará a azitromicina em lactente com sibilância recorrente; e Dominic Fitzgerald, da University of Sydney, da Austrália, cujo tema será a fibrose cística.

Segundo Leonardo Araújo Pinto, presidente do Departamento Científico (DC) de Pneumologia da SBP, pela primeira vez os três congressos estarão reunidos em um único evento – uma iniciativa da SBP, da Solanep e da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia –, “que irá fomentar a interação entre os especialistas, com programação científica completa e adequada aos diferentes públicos presentes”, salienta.  

Serão três auditórios diferentes: um específico para os temas da ‘Pneumologia pediátrica avançada’, outro destinado às ‘Doenças respiratórias frequentes’ e a sala dedicada à ‘Fibrose cística’, que contará com participação multidisciplinar de profissionais, informa o dr. Leonardo. O presidente do DC da SBP irá coordenar, no dia 15, a conferência “Diagnóstico de tuberculose latente”. Outros assuntos como “Discinesia ciliar primária”, “Diagnóstico e tratamento na fibrose cística”, “Asma aguda na emergência” e “Infecções respiratórias recorrentes” também terão destaques da programação.  Os cursos pré-congresso, com vagas limitadas, ocorrerão no dia 13.

Sessões interativas

Nomeadas de “Encontro com o professor”, as aulas interativas serão ministradas por palestrantes de alto nível científico para grupos menores. A plateia participará da discussão de aspectos práticos de diagnóstico e conduta clínica por meio de equipamentos eletrônicos. Para mais informações, acesse www.solanepppfcbrasil.com.br ou www.sbp.com.br (Congressos SBP).