carregando...

Hospital Jesus comemora 80 anos. Dra. Leda Aquino está entre os homenageados

SBP em Ação 30/07/2015
Leda Aquino e Hospital Jesus, no Rio de Janeiro
Leda Aquino e Hospital Jesus, no Rio de Janeiro
Fotos Arquivo SBP e Ascom SMS/ Divulgação

A dra. Leda Amar de Aquino, da diretoria da SBP desde 2010 e do Comitê de Pediatria Ambulatorial da Soperj, a filiada no estado, está entre os profissionais escolhidos pelo Hospital Municipal Jesus (HMJ), em Vila Isabel, na capital do Rio de Janeiro, para receber tributo da instituição, nesta quinta-feira, dia 30/07. O reconhecimento especial aos profissionais que “escreveram” a história do Hospital ocorre durante a abertura oficial da Jornada de Pediatria, a partir das 9h, no Centro de Estudos Athayde da Fonseca.

athaide2015
Athayde da Fonseca, ex-presidente da SBP

“Estou muito feliz em receber essa homenagem juntamente com colegas que tanto contribuíram para a trajetória da medicina de crianças e adolescentes na capital. Destaco a brilhante atuação do dr. Athayde da Fonseca – pediatra e ex-presidente da SBP – que mantinha um atendimento humanizado e foi meu chefe, com quem aprendi muito, quando cheguei na Residência. Saliento também a importância do trabalho da dra. Myrtes Amorelli Gonzaga, infectologista e primeira presidente da Soperj. É uma honra fazer parte desse coletivo”, declara a dra. Leda.

Começaria tudo outra vez…

Com emoção, a pediatra se recorda do período em que permaneceu no HMJ entre os anos de 1976 e 2000: “Entrei no Hospital em 1976 e, depois de um ano, concluí a residência. Meu sonho era fazer parte do quadro funcional dessa instituição que sempre foi pautada pela ética e excelência técnica. É para lá que eram encaminhados os casos mais complicados relacionados às doenças infantis para serem resolvidos”, recorda.

mirtes2015
Dra. Myrtes Amorelli Gonzaga

Um período após a conclusão da Residência, dra. Leda passou trabalhar na enfermaria e no ambulatório do HMJ. “Atendia na enfermaria pela manhã e à tarde era preceptora dos residentes no ambulatório de puericultura”, relembra. Além disso, acumulou outras funções como a vice-presidente da instituição durante nove meses (em 1986) e, em 1996, tornou-se chefe do ambulatório. Em 2000, foi trabalhar na Gerência do Programa da Criança na Secretaria Municipal de Saúde, cargo no qual permaneceu por um ano até se aposentar. “Fiz tudo por amor à pediatria. Se nascesse de novo, faria tudo exatamente igual. Essa foi a escolha mais acertada da minha vida”, frisa.

Palavra do Presidente

Para Eduardo da Silva Vaz a homenagem – na semana de comemoração pelo Dia do Pediatra, 27 de julho – é justa e muito importante. “Independente do fato de ser da nossa diretoria, Leda sempre contribuiu muito para o fortalecimento da entidade, é uma grande representante da pediatria. Nos sentimos todos homenageados e parabenizo o Hospital Jesus pela iniciativa”, diz o presidente da SBP.

Jornada HMJ

A tradicional Jornada de Pediatria do HMJ está sendo realizada entre os dias 29 e 31 de julho e traz uma programação com temas relevantes e atualizados para o aprimoramento dos profissionais que atuam no atendimento de saúde de crianças e adolescentes. A programação é composta por mesas-redondas, conferências, workshops e sessões interativas com palestrantes.

A história do Hospital Municipal Jesus

A instituição, que completa 80 anos de serviços públicos prestados à população infantojuvenil na cidade do Rio de Janeiro, recentemente foi certificada como Hospital de Ensino pelo MEC/Ministério da Saúde. O HMJ foi um dos precursores da Residência Médica em Pediatria no País e teve seu primeiro grupo de médicos residentes em 1958.