carregando...

Livro da SBP concorre ao Prêmio Jabuti!

SBP em Ação 13/11/2015

capa-premio-jabuti

Manual de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento está entre os finalistas na categoria Saúde

 “Manual de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento”, livro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) editado por Ricardo Halpern e publicado em parceria com a editora Manole, está entre os finalistas do Prêmio Jabuti, na categoria Saúde. Com 38 autores, foi lançado há menos de um ano e já é considerado leitura obrigatória para o pediatra, pois expande o conhecimento do profissional e o auxilia em sua prática clínica ao fornecer conteúdo atualizado. Para Eduardo da Silva Vaz, presidente da SBP, trata-se de “um marco” na medicina de crianças e adolescentes.

 “Livros técnicos de boa qualidade são publicados anualmente no Brasil e o Manual estar entre os finalistas já é um prêmio”, salienta o dr. Ricardo. “Foi uma grata surpresa que tenha merecido concorrer, pois é um texto técnico, em uma área relativamente nova dentro da pediatria”, acrescenta o especialista, que é presidente do Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento da SBP. A repercussão tem sido muito boa entre os médicos, “creio que isso se deve ao fato de que o livro ajuda muito o pediatra, é um “handbook para sua prática clínica diária”, assinala.

O Manual aborda desde as diferentes “teorias e características do desenvolvimento da criança”, até a “utilização de dispositivos eletrônicos na infância e adolescência” e o “bullying”, passando pelas deficiências, síndromes, pelos Transtornos de Ansiedade, de Déficit de Atenção e Hiperatividade, do Espectro Autista, pela depressão, suicídio, pelas dificuldades alimentares, no aprendizado, pela questão dos medos, da obesidade e dos distúrbios do sono. O objetivo é contribuir para a identificação precoce de problemas da área na faixa etária, bem como para a sua prevenção e para os tratamentos disponíveis.

O editor

Ricardo Halpern é natural de Pelotas, onde fez sua formação médica na Universidade Federal e a residência de pediatria no Hospital da Criança Conceição.  Também concluiu formação em Pediatria do Desenvolvimento no Child Development Institute na Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill – EUA. É professor associado de pediatria na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e coordenador do Serviço de Desenvolvimento do Hospital da Criança Santo Antônio.

Prêmio nacional mais importante

Em sua 57ª edição, o Prêmio Jabuti é considerado o mais importante do mercado editorial brasileiro e neste ano recebeu 2.573 inscrições. No dia 19 de novembro será a apuração da segunda e última etapa do julgamento. Os três livros que receberem a maior pontuação dos jurados serão considerados vencedores em sua categoria, em primeiro, segundo e terceiro lugares. A cerimônia de entrega aos vencedores do Prêmio Jabuti 2015 será realizada dia 3 de dezembro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.