carregando...

Minas Gerais recebe 6º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal. Termina hoje a inscrição antecipada com desconto

SBP em Ação 05/04/2016

reanimacap-neo2016-capa

O 6º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal ocorre entre os dias 14 e 16 de abril, em Belo Horizonte (MG). O objetivo do evento é promover a atualização científica dos pediatras que atendem nas salas de parto, com base nas novas diretrizes do Programa de Reanimação Neonatal (PRN-SBP), divulgadas em 26 de janeiro e elaboradas a partir das recomendações do

Comitê Internacional de Reanimação – Força Tarefa Neonatal (o International Liaison Committee on Resuscitation/ILCOR, em inglês)

Três convidados virão dos EUA, todos membros do ILCOR, e farão várias conferências. Dentre os assuntos de Jeffrey M. Perlman, que dirigiu o Comitê de 2006 a 2015, está a manutenção da temperatura em prematuros e como são construídos os consensos em reanimação neonatal; Myra H. Hickoff, a atual coordenadora, abordará a avaliação da frequência cardíaca na sala de parto, e Gary M. Weiner, que é o responsável pelo Manual da Academia Americana de Pediatria, apresentará o tópico “Dilemas éticos: quando não iniciar e quando interromper a reanimação ao nascer”, dentre outros.

Segundo Márcia Gomes Penido, presidente do Simpósio, estarão em destaque as mais recentes condutas e evidências científicas da área. Temas como “Qual a melhor concentração de oxigênio na RN?”, “Ventilação com pressão positiva: controvérsias” e “Cuidados pós-reanimação”, serão debatidos. “Todas as palestras ocorrerão em uma única sala, para garantir amplo debate da assistência à gestante e ao recém-nascido”, informa a neonatologista.

No dia 13, ocorrerá ainda a reunião do Programa de Reanimação Neonatal (PRN-SBP), com mais de 400 pediatras. As coordenadoras do Programa, Ruth Guinsburg e Maria Fernanda Almeida, irão divulgar as novas aulas dos cursos de reanimação neonatal para médicos, reanimação neonatal para profissionais de saúde e reanimação do prematuro em sala de parto. “Os instrutores terão acesso ao novo material de formação válido para o ciclo de 2016 a 2020. Apresentaremos o manual com as aulas teóricas e práticas, pré-testes e pós-testes e vamos lançar o novo cartaz para as salas de parto já com as novas diretrizes”, informam.

Com número crescente de participantes em cada edição, este ano, o Simpósio já conta com mais de 1.100 inscritos, de todos os 26 estados do País e do Distrito Federal. “São os profissionais que atendem os bebês em sala de parto, perceber que querem se atualizar é muito animador”, se empolgam as dras. Maria Fernanda e Ruth.  O evento é organizado pela SBP em parceria com a Sociedade Mineira de Pediatria (SMP). Hoje, cinco de abril, é o último dia para inscrição antecipada com desconto. Para mais informações, acesse http://www.simposioreanimacao2016.com.br/ ou www.sbp.com.br (“Agenda”).