carregando...

No 16º Gastroped, SBP reivindica implementação de exames no SUS

Departamentos Científicos 01/07/2016
draLuciana-Gastroped
Luciana Rodrigues Silva
Fotos: Luis Fernando de Assis/ Grande Angular

“Muito feliz por estar presente em mais um evento como presidente da SBP”, principalmente na sua área, dra. Luciana Rodrigues Silva abriu o 16º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia Pediátrica (Gastroped), ocorrido entre 28 de junho e 1º de julho, em Vitória (ES). Na ocasião, se dirigindo aos especialistas, enfatizou o trabalho conjunto com todos os pediatras, bem como a necessidade de “nos engajarmos na SBP”. 

Aproveitando a reunião de mais de mil profissionais, a presidente recolheu assinaturas em favor da realização de dois exames no SUS, com objetivo de levar ao Congresso Nacional – o Anti-Transglutaminase tecidual (IgA) e o Calprotectina fecal. O primeiro já teve autorização publicada no Diário Oficial da União em 2009, mas ainda não é praticado pelo Sistema Público na maioria dos estados. “É importante para a detecção da doença celíaca, muito frequente e que, se diagnosticada precocemente, os pacientes podem receber tratamento adequado, evitando complicações. Já o Calprotectina fecal é bastante simples e pode avaliar a atividade nas doenças inflamatórias intestinais, evitando, muitas vezes, procedimentos invasivos. Essas doenças têm aumentado sua prevalência desde a mais tenra idade”, diz o texto do abaixo-assinado. 

Dra. Luciana salientou também a importância da criação do Departamento Científico de Hepatologia e do Grupo de Trabalho sobre Transplante Pediátrico, “diante dos avanços tecnológicos e da necessidade de mais aprofundamento para melhor assistência para nossas crianças”. Dentre os pontos positivos do evento, a grande participação dos profissionais de saúde, que lotaram os auditórios para ouvir palestrantes como Marina Orsi, de Buenos Aires; David Mack, do Canadá; Jorge Bezerra, brasileiro que reside nos Estados Unidos e a norte-americana Débora Duro. 

Durante o Congresso, foi realizada a prova para o Certificado de Área de Atuação em Gastorenterologia Pediátrica, com 47 participantes e dr. Severino Dantas Filho foi homenageado com uma placa, por sua “contribuição significativa na idealização e concretização do Departamento Científico de Gastroenterologia e Nutrologia da Sociedade Espiritossantense de Pediatria (Soespe)”. O próximo Gastroped, daqui a dois anos, será realizado em Recife. 

Leia aqui a íntegra do discurso da dra.  Ana Daniela Izoton de Sadovsky, presidente do Gastroped