carregando...

Pernambuco recebe o 17º Fórum da Academia

SBP em Ação 14/03/2016

forum-abp2016

A microcefalia será tema de uma das conferências na 17ª edição do Fórum da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), que ocorrerá nos dias 17 e 18 de março, em Recife (PE). “As informações sobre o assunto devem ser repassadas com muito cuidado. Temos percebido que as famílias, principalmente as mais humildes, têm dificuldades, receios sobre o que vai acontecer com essas crianças, pois sabem que precisarão de atenção médica, apoio, fisioterapia e outros cuidados especiais”, salienta José Martins Filho, presidente da Academia. O coordenador da comissão local, João de Melo Régis Filho, reforça que é preciso discutir a questão que colocou o estado no foco das atenções. “Sabemos que as alterações e sequelas têm sido muito graves e trarão consequências para o desenvolvimento neurológico das crianças”, lembra.

José Martins Filho
José Martins Filho

 

O Fórum “As Transformações da família e da sociedade e seu impacto na infância e na juventude” é coordenado pelo acadêmico José Dias Rego e contará com conferências e mesas-redondas sobre assuntos como drogas na gestação, violência contra a criança, benefícios e malefícios dos meios de comunicação e a influência que exercem no desenvolvimento físico e psíquico. Dr. José Martins Filho abordará a “Síndrome dos pais ausentes e a importância do estresse tóxico precoce”. Para falar sobre “a arte na medicina como instrumento preventivo e terapêutico na saúde de crianças e adolescentes” foi convidado o Núcleo que trabalha com a questão na Universidade de Pernambuco e é “muito experiente com portadores de doenças crônicas e de difícil recuperação”, informa o dr. João.

Dr João Régis
Dr João Régis

Para o presidente da comissão local, Roberto Nunes, é muito importante que o evento seja voltado para a sociedade civil e os assuntos “amplamente discutidos não apenas pelos profissionais de saúde, mas também por representantes da comunidade que serão responsáveis por mudanças que permitam às crianças e adolescentes alcançarem melhores condições de saúde”.

Documento

Dr. João Régis informa que foi solicitado aos palestrantes que encaminhem para a secretaria da ABP um resumo dos temas que serão apresentados. Os relatores das mesas recolherão o material e, com a participação dos coordenadores, será elaborado um documento cujo objetivo é ser utilizado em outros canais além do Fórum.

Homenageado

Antônio Simão dos Santos Figueira
Antônio Simão dos Santos Figueira

A 17ª edição do Fórum homenageará o professor Antônio Simão dos Santos Figueira, ex-presidente da SBP e fundador da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe), da Associação Brasileira de Escolas Médicas e do Conselho Regional de Medicina (Cremepe). Além disso, foi criador e presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Pernambuco e atuou como docente e diretor da área de pediatria na Universidade Federal de Pernambuco e na Universidade de Pernambuco. “Foi uma personalidade marcante, com forte atuação na pediatria em nosso estado”, destaca o dr. João.

 

 

Sucesso

As inscrições para a 17ª edição do Fórum já estão encerradas. “Tivemos uma procura superior ao número de vagas disponíveis. Convidamos representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, da Secretaria de Ação Social, de escolas, profissionais da área acadêmica, além de um público mais geral”, comenta o dr. João Régis.

Clique aqui e veja a programação completa

Posse na Academia

No sábado, 19 de março, durante a Assembleia da ABP, Sandra Grisi (SP) e José Sabino de Oliveira (MG) tomarão posse como acadêmicos. A criação e a instalação da Academia serão lembradas em fotos. Estão na pauta ainda proposta de mudança do regulamento, o trabalho que vem sendo realizado pelas Comissões, temas como Zika vírus, febre Chikungunya, microcefalia e a próxima edição do Fórum.