carregando...

Pneumologia nas aulas EAD

SBP em Ação 22/06/2016

canstockphoto8407433

Assista, ao vivo, às 19h, na sexta-feira, dia 24!

Com temas de Pneumologia, o Programa de Educação Continuada à Distância da SBP (EAD) apresenta, na próxima sexta-feira, 24 de junho, mais uma aula ao vivo. Trata-se de um projeto dirigido aos associados que estão em dia com sua anuidade e conta pontos para a atualização dos títulos e certificados pela CNA. Realizado desde 2003, tem qualidade e acesso facilitado com o App para dispositivos móveis.

Próxima transmissão ao vivo                             logo ead

– Dia 24 de junho, sexta-feira, às 19h.

Palestrantes

– Paulo M. Pitrez – Diretor do Instituto de Pesquisas Biomédicas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e professor do Departamento de Pediatria e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da PUC-RS.

– Paulo J. Maróstica – Chefe do Serviço de Pneumologia Pediátrica do Hospital das Clínicas de Porto Alegre e professor do Departamento de Pediatria e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da PUC-RS.

– Leonardo Araújo Pinto – Coordenador do Departamento de Pediatria da PUC-RS e professor do Programa de Pós-Graduação em Pediatria da Faculdade de Medicina da PUC-RS.

Temas 

Asma de difícil controle (ADC) – Doença crônica, atinge cerca de 5% a 10% dos pacientes. É caracterizada quando não são alcançados os níveis adequados de controle, mesmo com o uso correto de tratamentos e altas doses de medicação. É situação de grande relevância para a prática pediátrica. A rotina dos pacientes com asma grave ou ADC é bastante prejudicada, pois as crises podem levar a hospitalizações frequentes, o que impacta na vida escolar ou profissional. O manejo da asma grave é realizado pelo médico especialista na área de atuação em pneumologia, que avalia os exames realizados e os impactos da doença no dia-a-dia. Além disso, tratamentos mais novos e complexos podem ser úteis para o controle da doença.

 

Fibrose cística – Doença genética causada por alterações no gene chamado CFTR, que gera um desequilíbrio na concentração de cloro nas células que produzem as secreções exócrinas. Entre as consequências da Fibrose Cística está a produção de muco muito espesso, que não é devidamente eliminado pelo organismo. O acúmulo do muco em órgãos – como pulmões, pâncreas e intestino – pode provocar alterações em seu funcionamento. Nos pulmões, esse acúmulo de secreção se associa ao aparecimento de infecções graves ou persistentes, causando inflamação pulmonar e colocando em risco a saúde dos pacientes. De acordo com a Cystic Fibrosis Foundation, cerca de 70 mil pessoas no mundo vivem com Fibrose Cística. No Registro Brasileiro de Fibrose Cística (REBRAFC) são contabilizadas cerca de três mil pessoas com a doença, mas é possível que existam muito mais pacientes sem diagnóstico e tratamento adequados. As manifestações da Fibrose Cística podem ser controladas com tratamento.

 

Infecções respiratórias recorrentes – As infecções respiratórias de repetição (IRR) são muito frequentes na prática clínica pediátrica e acometem número significativo de crianças com menos de seis anos de idade. Os critérios mais utilizados para definir IRR são: ausência de doenças de base que justifiquem as infecções de repetição (ex. imunodeficiência primária) e presença de pelo menos uma das seguintes condições: 1) seis ou mais infecções respiratórias por ano; 2) uma ou mais infecções respiratórias mensais. É importante que essas crianças sejam submetidas a uma abordagem clínica diagnóstica, procurando identificar os fatores de risco ou doenças que as tornam suscetíveis à repetição de processos infecciosos. Cerca de 50% das crianças com IRR são saudáveis, 40% tem alergia respiratória ou outras patologias crônicas e até 10% podem apresentar alguma imunodeficiência.

Para participar

Basta ser associado em dia com suas obrigações com a SBP, acessar sua conta em “Programa de Atualização à Distância” e fazer a sua inscrição, clicando na aula desejada.

Se você ainda não tem o aplicativo, pode baixá-lo e terá acesso mais rápido e facilitado nos dispositivos móveis.  O download para Android e IOS é gratuito e pode ser encontrado nas lojas Play Store e App Store (busque “SBP EAD WebCast”).

Atenção

A Biblioteca Virtual (BV) reúne 137 palestras. As aulas ao vivo ocorrem sempre às sextas-feiras e entram na BV na quarta-feira seguinte.

Pontos pela CNA!

O Programa EAD é dirigido aos associados que estão em dia com suas obrigações com a SBP e conta pontos para a atualização dos títulos e certificados pela CNA. Para obter a pontuação, o aluno deve realizar os pós-testes que ficam disponíveis após as aulas ao vivo e receber média sete em cada um, com 70% de aprovação no semestre. Participe, acompanhe e terá feito um curso de pediatria completo, atualizado e interativo!

CNA