carregando...

Posse no Conselho Superior. Nova presidente tem diretoria homologada sob aplausos

SBP em Ação 09/06/2016
montagem aplausos ed
Presidentes das filiadas e dos Departamentos Científicos
Fotos: Alexandre Durão

Aplaudida de pé por todos os integrantes do Conselho Superior (CS) da SBP.  Assim Luciana Rodrigues Silva, a primeira mulher presidente da instituição em mais de um século, foi recebida no dia 04 de junho, no Rio de Janeiro. Por unanimidade, a nova diretoria foi homologada, tomando posse oficialmente, depois de escolhida pelos associados, com 3.379 votos (59, 44%) de um total de 5888 que participaram do pleito, no final de março e em abril. Integram a executiva: Clóvis Francisco Constantino (1º vice-presidente); Edson Ferreira Liberal (2 º vice-presidente); Sidnei Ferreira (secretário-geral), Claudio Hoineff (1º secretário), Paulo de Jesus Hartmann Nader (2º secretário), Virgínia Resende Silva Weffort (3º secretário), Maria Tereza Fonseca da Costa (diretora financeira), Ana Cristina Ribeiro Zollner (2ª diretoria financeira) e Fátima Maria Lindoso da Silva Lima (3ª diretoria financeira).

Em clima de alegria e confraternização, foram debatidos os caminhos que a entidade trilhará daqui para frente e tomadas decisões, entre as quais a eleição do Conselho Fiscal da Sociedade, a ser integrado por Núbia Mendonça (SE), Nelson Grisard (SC) e Antônio Márcio Lisboa (DF), como titulares e Adelma Figueredo (RR), João Régis (PE) e Darci Bonetto (PR), como suplentes. Quatro novos Departamentos Científicos (DCs) foram criados, “por sua importância e em decorrência do crescimento da medicina e da tecnologia”, salientou a dra. Luciana: o de Hematologia e Hemoterapia Pediátrica; Hepatologia; Imunizações; e o de Imunologia Clínica. Para o diretor responsável pela coordenação dos DCs, Dirceu Solé, a ampliação se justifica pela prevalência de algumas doenças, pelos avanços em diagnósticos e o grande impulso ocorrido em algumas áreas.

Na ocasião, dra. Luciana tomou posse também na presidência da Fundação SBP – estatutariamente ocupada pelo dirigente máximo da Sociedade. Integram ainda a diretoria, Fernando Barreiro (vice-presidente), Clóvis Francisco Constantino (secretário) e Ana Zollner (tesoureira). Para o Conselho Curador da FSBP, foram indicados Sergio Antônio Barros Sarrubo (presidente), Paulo Poggiali, José Fernando Vinagre, Nelson Rosário, Conceição Segre, Reinaldo Menezes Martins, Elena Marta Amaral dos Santos, Helena Maria Vieira, além dos representantes da indústria.

O Conselho Superior também aprovou as contas da Sociedade de 2015. O presidente que se despedia, Eduardo da Silva Vaz, relatou os números referentes a publicações como o Tratado de Pediatria e programas como o Pronap e frisou a consolidação de áreas de atuação como Alergia e Imunologia, Emergência Pediátrica, Medicina do Sono, Medicina da Dor, Cuidados Paliativo e Toxicologia, dentre outras realizações do mandato.

Antes, na sexta-feira, a nova direção se reuniu com aqueles que vão assumir os Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho (GTs) e também com os presidentes das 27 filiadas. Na oportunidade, dra. Luciana apresentou os principais pilares de seu projeto de trabalho para o triênio 2016/2018, centrados em uma “nova forma de conduzir a Sociedade”, ampliando as ações de educação continuada, buscando melhorar as condições de trabalho e a valorização do pediatra e investindo no aprofundamento das políticas e dos benefícios para as crianças e suas famílias. Acompanhe, pelo portal, as próximas notícias!

 Clique aqui e conheça a diretoria completa