carregando...

Programa de Reanimação Neonatal divulga novas diretrizes

SBP em Ação 22/10/2015
prematuro1
Foto Luis Fernando

 

22/10/2015 – O Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade (PRN- SBP) acaba de divulgar as principais novidades a serem incorporadas nas diretrizes para a reanimação do recém-nascido em sala de parto. Para se atualizar, acesse o site do Programa (www.sbp.com.br/reanimacao).

Os próximos passos

Maria Fernanda B. de Almeida e Ruth Guinsburg, coordenadoras do PRN-SBP, explicam que “conforme orientação do International Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR), as recomendações publicadas no CirculationResuscitation e Pediatrics em 15 de outubro de 2015, servem de guia para a construção das diretrizes adaptadas para a realidade de cada país ou grupo de países.

De acordo com as dirigentes do Programa, no Brasil, o documento científico inicial com as diretrizes completas para a reanimação neonatal será divulgado na primeira quinzena de novembro. Em seguida, as condutas atualizadas serão discutidas com o Grupo Executivo e com os Coordenadores Estaduais do PRN de todo o país. Assim, a versão definitiva das diretrizes completas para a reanimação ao nascimento será divulgada em dezembro de 2015.

As coordenadoras adiantam que o material didático para ensino das novas diretrizes será entregue aos instrutores ativos do PRN-SBP no 6º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal, durante a reunião geral, marcada para 13 de abril (quarta-feira) de 2016, às 14h, no Minascentro, em Belo Horizonte. “Até lá, é importante continuar o ensino da reanimação neonatal com base nas condutas de 2011 e ênfase na ventilação”, salientam.

Novo e completo site

Lançado este ano, o Site do PRN-SBP reúne informações sobre os vários cursos, as pesquisas, os eventos, as publicações, a legislação e a formação de instrutores. Atualmente, são 899 os credenciados nas 27 unidades da Federação. O Programa foi criado em 1994 e já  certificou 75.043 profissionais de saúde, sendo 51.917 médicos e 23.126 não-médicos.

No espaço virtual, estão disponíveis as listas de municípios onde há instrutores credenciados e os endereços das filiadas, para contato. O internauta também pode saber os nomes dos coordenadores estaduais e do grupo executivo; conhecer o histórico do Programa, bem como a sua missão, metas e parcerias.

No site do PRN-SBP são encontrados outros endereços úteis. Objetivo, materiais, informações sobre a equipe também estão disponíveis em inglês. O interessado também pode ler reportagens relacionadas ao assunto bem como entrevistas e outras matérias veiculadas sobre o “Minuto de Ouro”. Pode imprimir o cartaz da campanha ou compartilhá-lo. Participe do movimento você também!

reanimacao-coordenadores
Foto Rogério Albuquerque
Dras. Maria Fernanda B. de Almeida e Ruth Guinsburg, com dr. Eduardo da Silva Vaz