carregando...

SBP apoia campanha “Onda contra o câncer”

SBP em Ação 25/09/2015

portal sbp_onda contra o câncer_sbim

A campanha “Onda contra o câncer”, realizada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), tem como objetivo incentivar a vacinação contra o vírus HPV, responsável em quase 100% das vezes pela formação do câncer de colo de útero. No Brasil, anualmente, cerca de 15 mil mulheres são vítimas da doença e, consequentemente, cinco mil morrem.

O vírus também é causador de outros tipos de cânceres, como anal (91%), vagina (75%), orofaringe (72%), vulvar (69%) e pênis (63%). Por isso, é importante que as meninas a partir dos 9 anos, adolescentes e mulheres tomem a vacina, disponível de forma gratuita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), observando os esquemas de doses recomendados, já que uma única dose não confere proteção.

Mais de 200 milhões de doses já foram aplicadas em todo mundo, das quais 10 milhões no Brasil, de forma eficaz e segura, atestada por órgãos regulatórios nacionais e internacionais.

Acesse o site da campanha e confira também a recomendação de vacinação para outros públicos-alvo. Leia a carta aos médicos e a carta aberta à população.