carregando...

Sociedades do Cone Sul ampliam discussão sobre novo currículo

SBP em Ação 05/05/2016
conesul2016-1
Participantes da reunião do Fospecs em Montevidéu

O Fórum das Sociedades do Cone Sul (Fospecs) se reuniu, dias 22 e 23 últimos, em Montevidéu, Uruguai. Antes, no dia 21, os representantes do Brasil, o presidente da SBP, Eduardo da Silva Vaz, e Dioclécio Campos Jr., que integra o Comitê Executivo do Fospecs, estiveram, com a Sociedade anfitriã, no Hospital Pereira Rosell, na capital, onde se situa um dos principais centros de atendimento infantojuveil do país. Ali participaram de uma teleconferência sobre a formação em pediatria. Estavam conectados com os representantes de Tacuarembó, Maldonado, Paysandú, e Salto, que contaram suas experiências, assim também como também integrantes de equipe do Centro Docente Associado (CEDA) da Associação Espanhola de Pediatria.

“Dioclécio fez um histórico da evolução do currículo do Consórcio Global de Educação Pediátrica (GPEC), falou de sua importância para facilitar o intercâmbio dos pediatras, do objetivo de unificar a formação nos países, com qualidade. Os serviços uruguaios estão muito motivados a implantar o novo conteúdo, com a vantagem de que os Programas de Residência lá já têm duração de três anos”, informa o dr. Eduardo.

Na pauta da reunião do Fospecs, os resultados dos últimos encontros sobre o Currículo Global realizados em 2015, durante os Congressos Brasileiro de Pediatria, no Rio de Janeiro; Boliviano, em Potosí e Latinoamericano, em Lima, no Peru. Também foram discutidas desde questões organizativas, como o registro do Fórum em cartório, que será feito no Uruguai e a criação de uma página na internet, até a situação da mortalidade infantil na região. Sobre a feminização da pediatria, segundo o dr. Eduardo, a situação é similar em todos os países participantes, com mais de 70% de mulheres, e as entidades estão preocupadas com as diferenças de remuneração, dificuldades na ascensão da carreira, entre outros problemas.

O próximo Congresso da Associação Latinoamericana de Pediatria (Alape) será em Assunção, no Paraguai em 2017.

Participam do Fospecs as Sociedades de Pediatria da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia, além do Brasil. O GPEC é uma aliança formada por 20 instituições nacionais e regionais que representam mais de 50 países.