carregando...

Terapia Intensiva na EAD

SBP em Ação 26/04/2016

canstockphoto11974517

Assista, ao vivo, às 19h, na sexta-feira, dia 29!

logo eadO Programa de Educação Continuada à Distância da SBP (EAD) apresenta, na próxima sexta-feira, 29 de abril, temas selecionados pelo Departamento Científico (DC) de Terapia Intensiva com objetivo de proporcionar uma “revisão bastante atualizada” de assuntos relevantes na área, como destaca o presidente do DC, Paulo Ramos David João. Realizado pela SBP desde 2003, o Programa tem crescido e se modernizado, com tecnologia que garante mais qualidade e acesso facilitado, inclusive com o App para dispositivos móveis.

Próxima transmissão ao vivo

– Dia 29 de abril, sexta-feira, às 19h.                                     

 Temas e comentários

  • Transfusão de hemoderivados no paciente grave.

Será feita uma revisão com as mais recentes indicações de transfusão, avaliando a real necessidade, dando enfoque às complicações secundárias à prática. Trabalhos literários mostram números excessivos de transfusões, principalmente nas UTI’s. Serão enfatizadas as indicações e as vantagens da transfusão restritiva em relação à liberal.

  • Acidose metabólica: quando tratar.

A acidose metabólica é uma alteração mais frequente em crianças do que em adultos. É importante que todo pediatra que atua nas emergências e UTI’s saiba quando fazer o tratamento, as suas indicações precisas e as complicações.

  • Atualização em parada cardiorrespiratória.

É fundamental que todo pediatra esteja apto a atender, de forma eficiente, uma parada cardiorrespiratória (PCR). O desfecho de um PCR está diretamente associado à prontidão e à qualidade do atendimento. Também serão destacadas as novas diretrizes de ressuscitação da American Heart Association, publicadas em 2015.

Palestrantes 

  • Paulo Ramos David João (Presidente do Departamento Científico de Terapia Intensiva da SBP, chefe das UTI’s Cirúrgica e Pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba (PR), vice-presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), professor de pediatria da Universidade Positivo, em Curitiba).
  • Helena Müller (Integra o DC de Terapia Intensiva da SBP, é mestre em pediatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pediatra intensivista do Hospital de Clínicas e do Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre, cidade onde também coordenadora do Grupo de Qualificação em Reanimação Cardiorrespiratória do Hospital de Clínicas.

Para participar

Basta ser associado em dia com suas obrigações com a SBP, acessar sua conta em “Programa de Atualização à Distância” e fazer a sua inscrição, clicando na aula desejada.

Se você ainda não tem o aplicativo, pode baixá-lo e terá acesso mais rápido e facilitado nos dispositivos móveis.  O download para Android e IOS é gratuito e pode ser encontrado nas lojas Play Store e App Store (busque “SBP EAD WebCast”).

Atenção

A Biblioteca Virtual (BV) reúne 134 palestras. As aulas ao vivo ocorrem sempre às sextas-feiras e entram na BV na quarta-feira seguinte.

Pontos pela CNA!

O Programa EAD é dirigido aos associados que estão em dia com suas obrigações com a SBP e conta pontos para a atualização dos títulos e certificados pela CNA. Para obter a pontuação, o aluno deve realizar os pós-testes que ficam disponíveis após as aulas ao vivo e receber média sete em cada um, com 70% de aprovação no semestre. Participe, acompanhe e terá feito um curso de pediatria completo, atualizado e interativo!

CNA