carregando...

Clóvis José Vieira

Tome Nota 12/01/2016

falecimento

Com pesar, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) comunica o falecimento de Clóvis José Vieira da Silva, ocorrido no dia 22 de dezembro, em Belém (Pará). Presidente da Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape) na gestão 1994/1996, dr. Clóvis também teve “atuação destacada na SBP, onde coordenou o processo eleitoral por várias vezes”, lembra o dr. Eduardo da Silva Vaz.  

 Graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado em Educação e Saúde, Clóvis Vieira fez sua carreira no Pará, tendo sido um dos primeiros neonatologistas do estado, diretor técnico e coordenador de Pediatria da Fundação Santa Casa de Misericórdia, vice-diretor do Hospital da Aeronáutica, docente da Faculdade de Medicina do Centro Universitário do Pará (CESUPA).

 Referência para os colegas, dr. Clóvis “contribuiu muito para a medicina de crianças e adolescentes”, salienta Vilma Hutim, presidente da Sopape. “Sempre atuou na elaboração de documentos científicos, ajudou a construir o programa de atenção à criança e ao adolescente vítima de violência sexual, implantado em 2005 e hoje denominado Pro Paz, tendo participado diretamente da elaboração do protocolo do Ministério da Saúde sobre o tema”, frisa a dra. Vilma.

 Considerado “um exemplo” de dedicação à pediatria, atuou também no consultório por cerca de 30 anos. “A comunidade pediátrica do Pará tinha muito respeito por ele, pela sua seriedade. Era uma referência na especialidade”, define Rejane Cavalcante, também ex-presidente da Sopape. Dr. Clóvis deixa esposa, dois filhos e dois netos.