carregando...

Filme “O Começo da Vida é lançado mundialmente”

Tome Nota 02/06/2016

comeco-vida-filme

 “O Começo da Vida”, documentário que explora o impacto dos primeiros anos de vida no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, acaba de ser lançado mundialmente nas plataformas Netflix, iTunes e Google Play. Apoiado pelo UNICEF, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Bernard Van Leer Foundation e pelo Instituto Alana, o filme é dirigido por Estela Renner (Muito Além do Peso e Criança, a Alma do Negócio), produzido pela Maria Farinha Filmes e conta com depoimentos da modelo Gisele Bündchen e do Prémio Nobel em Economia, James Heckman, entre outros. 

Tomando como base a constatação de que os bebês se desenvolvem não apenas a partir de seu DNA, mas da combinação entre sua carga genética e as relações com aqueles que os rodeiam, o trabalho mostra o início da vida de crianças, bem como suas famílias, deixando claro, como salienta Pia Britto, chefe de Desenvolvimento na Primeira Infância do UNICEF, a necessidade de os pequenos se sentirem protegidos, cuidados e amados – “elementos-chave” em sua formação. 

Filmado na Argentina, Brasil, Canadá, China, França, Itália, Quênia e Estados Unidos, o filme evidencia diferenças culturais, de classes socais, discute temas com a “licença-maternidade”, a paternidade, as chamadas “novas famílias”, além de questões como a pobreza e os direitos infantis. Realidades relacionadas à violência, dentre as quais, a negligência, são algumas das que aparecem ao longo de 90 minutos.  

Sobre a importância da fase da vida tratada, a cineasta Estela Renner comenta: “lembranças emocionais, tanto para o bem quanto para o mal, têm um peso muito maior durante esse período, que é um tempo de formação, criação e estruturação dos indivíduos”. Para James Heckman, “cuidar dos bebês é o melhor investimento a ser feito pela humanidade”. A película foi dublada  em seis idiomas e legendada em 21. 

Ficha Técnica:

Direção: Estela Renner

Montadora: Jordana Berg

Roteiro: Estela Renner

Direção de fotografia: Janice D’Ávila

Produção: Maria Farinha Filmes, Estela Renner, Luana Lobo e Marcos Nisti

Assistente de direção: Mari Mitre

Direção de Produção: Juliana Borges

Trilha Sonora: Ed Côrtes

Argumento: Ana Lucia Villela e Estela Renner

Apresentado por: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Bernard Van Leer Foundation, Instituto Alana e UNICEF Apoio: Ashoka, World Bank Group, UBS Optimus Foundation, Johnson’s, Huggies, Natura, Amil, Pompom, TAM e SENAC. Apoio de Divulgação: Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará, Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, Rede SESC.